Inscreva-se agora

Notícias de tendências

Ao usar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.
Comprar caminhão por consórcio ou financiado? Tire todas as suas dúvidas agora!
Dicas

Comprar caminhão por consórcio ou financiado? Tire todas as suas dúvidas agora! 

Comprar caminhão é uma das decisões mais importantes dentro de uma transportadora, porque afeta diretamente o faturamento da empresa.

A eficiência operacional de uma empresa, sem sombra de dúvidas é um ponto bastante procurado por clientes, querendo ou não o mesmo quer saber e entender o quão rápida e segura é a transportadora de sua empresa, isso traz ótimos feedbacks e com toda certeza uma ótima segurança.

Então por conta disso, é preciso de bons caminhões para a sua frota, mas a pergunta que prevalece é: Pegar meu caminhão em um consórcio? Ou financiar?

Por conta disso, preparamos esse conteúdo para você, que deseja saber mais sobre comprar caminhão mas não sabe por onde começar ou qual a melhor forma possível para isso, então assim te ajudar a tomar a decisão ideal na hora de escolher seu caminhão.

Consórcio de caminhões e financiamento

A garantia do veículo é a única semelhança entre os financiamentos e os consórcios. Se não falarmos desse ponto de diferença, outras diferenças aparecerão em pagamento, aquisição, retirada e prazos: Tudo poderá mudar entre uma modalidade e outra.

Sendo assim separamos para você, as principais características da aquisição de um bem com alto valor, os caminhões. Dessa forma, conseguirá decidir de uma forma mais clara, a opção mais adequada para a demanda de sua empresa, Confira abaixo!

O que exatamente são?

Vamos começar pelo financiamento que é nada mais nada menos que uma concessão de crédito, o comprador contratará um empréstimo de uma instituição financeira realizada e fornecida por um banco, concessionária, cooperativa, etc. A instituição que cedeu o crédito arcará com o pagamento do veículo, nomeando o mesmo como pago automaticamente.

Sendo assim, o comprador terá o veículo setado em seu nome, porém, o veículo ainda estará lastreado ao CNPJ da instituição financeira, como uma garantia de que todas as parcelas do caminhão serão pagas.

E também para que assim seja feito um bom negócio, é de extrema importância que o valor de entrada seja significativo.

Embora, o consórcio consiste em uma modalidade de autofinanciamento, sem contrair crédito de terceiros. Essa modalidade funciona por meio de assembleias de consorciados, e os compradores que contribuem mensalmente para conseguir a contemplação de suas cartas de crédito.

Existem diversas maneiras na qual ocorre a contemplação, sendo as mais populares: O sorteio geral e os diferentes lances livre, fixo e embutido. Que na verdade é uma modalidade bastante inclusiva, pois ao descartar o fator do empréstimo, diminuem-se as burocracias necessárias para a aquisição.

Quais são as taxas?

Sem sombra de dúvidas o financiamento é a opção mais pesada nesse sentido. Assim como outros demais empréstimos não existirão juros. Ou também os mesmos juros podem variar muito de uma instituição financeira ou de outra.

E também os juros sofrerão influência do score que no caso é o status de bom ou mal pagador e também todo o histórico do consumidor. Dessa maneira também pode aumentar o valor financiado.

Dessa maneira, quanto maior for o valor de entrada, menor serão os juros. Se falarmos em relação a um financiamento CDC (Crédito Direto ao Consumidor), poderão também existir taxas do cadastro e demais peculiares.

Agora um financiamento indo para o lado das empresas, as taxas poderão flutuar de acordo com a companhia, em que somam-se a taxa fixa do BNDES, a taxa de Longo prazo, a taxa Selic, entre outras.

Falando agora do consórcio, o mesmo se demonstra uma excelente opção. Tendo em vista que ele dispensa o empréstimo, sendo assim ele exclui as taxas de juros, reduzindo significativamente o Custo Efetivo Total (CET).

Em um consórcio, a única taxa existente será referente a remuneração da empresa administradora, que assim a mesma será responsável pela medição, sorteio e contemplação dos consorciados.

E ainda, se formos comparar os juros cobrados em um financiamento, a taxa de administração é consideravelmente ainda menor.

Prazos

Um outro critério que afeta diretamente contra o financiamento são os prazos. Apesar dessa modalidade suportar até 120 meses, é muito importante estar ciente de que o número de parcelas influencia drasticamente o valor do caminhão, afetando diretamente o custo efetivo total, aumentando-o para muito além do valor que uma vez seria o original do produto.

Com tudo, se o financiamento for mal planejado, ele pode se tornar uma modalidade asfixiante no curto prazo, devido às parcelas muito altas, e se for longas, assim terá um sub valor desbalanceado em consideração ao real valor do caminhão.

Assim é mais um ponto que o consórcio se destaca. A modalidade limita o prazo de 100 meses de contribuição, que o mesmo não afetará em um CET agressivo justamente por não existirem juros para aumentar esse débito.

Como é feita a escolha do veículo

Se formos colocar na mesa para que você analise cada ponto de vantagens e desvantagens que citamos aqui, o consórcio de caminhões sairia de 3 a 0 contra o financiamento, também por causa do mesmo restringir o consumidor à escolha no momento da aquisição. Isso mesmo, você se deslocará até a concessionária, escolherá um veículo e financiará suas condições de compra em função do valor do bem escolhido.

Mas em consideração, o consórcio não é uma compra imediata. Você usa essa opção de aquisição antes de escolher o modelo de seu caminhão. Sendo assim você financiará uma carta de crédito no valor do bem. E assim você irá até a loja e o quitará com sua carta.

Qual o tempo de retirada?

Nesse ponto sim, ponto na certa para o financiamento. Pois essa forma de aquisição tem caráter um tanto quanto imediatista, podendo assim retirar o caminhão no mesmo momento da compra, ou também em outros casos, diante do breve tempo que será imposto sobre a loja.

Nesse aspecto, podemos dizer que o financiamento ganha. Pois na verdade, o prazo do veículo pode variar muito.

A opção mais adequada

Como você pode perceber neste conteúdo, ambas as formas de aquisição se diferem drasticamente. Portanto, isso pode variar na medida que o financiamento pode ser a escolha mais adequada para a sua empresa. Por tanto fizemos uma breve descrição a cada tipo de consumidor que poderão verificar qual mais se adapta às seguintes opções, confira!

Financiamento

Essa modalidade é a melhor opção para as empresas ou profissionais que não tem a opção de esperar, que os mesmos precisam tirar o veículo imediatamente. Também citando a parte de valores, pode também ser uma melhor escolha caso a parte compradora tiver um valor considerável para investir como entrada no momento da compra, tendo assim taxas e parcelas menores.

Consórcio

Já o consórcio, pode ser uma opção mais ideal para aqueles que, temporariamente, podem estar operando sem uma nova unidade na frota, mas que expandi-la, vem a ser um plano futuro.

Sendo assim conseguirão um custo efetivo total muito próximo ao valor que seria original do caminhão, quitando todas as parcelas aos poucos com contribuições mensais e quando conveniente realizando lances maiores que poderão ser revertidos em uma contemplação antecipada.

Tendo em vista a todos os dados apresentados e encaixado com sua empresa, percebeu que o consórcio é o que melhor se encaixa nesse quesito, então irei apresentar para você, o top 3 dos melhores consórcios do brasil:

1º lugar: Consórcio Magalu

O consórcio Magalu atingiu a nota de 9.6/10 segundo a avaliação do site e classificação RA 1000, a maior atribuída por ele. 

No período que assim foi citado, foram registradas 154 reclamações, tendo em vista que 100% delas foram atendidas.

E também, 98.9% dos casos solucionados entre as reclamações do consórcio Magazine Luiza. 
Além disso, 88.8% dos clientes informaram que voltariam a fazer negócio com a empresa. 

O consumidor atribuiu a nota ao consórcio Magalu de 9.61 das 89 avaliações que recebeu dos clientes que registraram uma reclamação.

2º lugar: Fiat Consórcios 

Também trazendo aqui para você, a avaliação do consórcio Itaú e Fiat Consórcio, que se destacou como 2º no ranking por ter a nota de 8.9/10.

Pelo site, ficou com classificação do selo RA1000. O consórcio registrou 304 reclamações no período. 

Dos casos registrados 96.7% foram respondidos e 92.% solucionados. Ainda assim, 80.8% dos clientes voltariam a fazer negócio com o consórcio Fiat. 

Além disso, recebeu avaliação de 168 clientes, que lhe rendeu a nota pelo consumidor de 8.54. Comprar caminhão por essa modalidade pode te ajudar!

3º lugar: Disal Consórcio  

Foram registradas 868 reclamações e foram respondidas 862, o que deu um total de 99.3% das reclamações atendidas.  

Pelo site, recebeu a nota de 8.9/10, ficando com classificação de RA1000, a melhor do site. Isso mostra que ela é uma empresa confiável e busca solucionar os problemas de seus clientes. 

O índice de solução chegou a 93% e de clientes que voltariam a fazer negócio com a empresa em 73%. Pelos clientes que registraram uma reclamação, a Disal Consórcio recebeu 435 avaliações, ficando com nota de 8.74. 

Com os dados apresentados, tendo em vista pontos de vantagens e desvantagens, dessa maneira podemos ajudar você, a se sentir mais seguro para escolher entre essas modalidades de aquisição!
Comprar caminhão não precisa se tornar complexo dentro de uma transportadora

Agora o ultimo passo é você escolher e começar a fazer suas entregas com seu novo caminhão, lembrando que para emissão de seus manifestos eletrônicos MDFe, recomendamos o ResulkaMDFe.

Dá para baixar e testar de graça agora mesmo, confira!

Resultado de imagem para botão quero baixar agora

Related posts