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Como gerenciar serviços de frete para pequenas cargas
Dicas

Como gerenciar serviços de frete para pequenas cargas 

Você está pensando em começar uma empresa de frete ou de transporte de pequenas cargas? Aqui vamos te entregar as melhores dicas e os principais fundamentos para que você já inicie a atividade com excelência e grandes chances de obter sucesso.

O serviço de transporte de pequenas cargas e fretes é aquele realizado por meio de veículos de pequeno porte, como motos, utilitários e pequenos caminhões. O mercado é muito diversificado sendo que podem ser transportados vários tipos de mercadorias como perecíveis, peças, medicamentos, entregas de e-commerce, cosméticos, insumos, materiais de construção, entre muitas outras.

O básico para uma empresa de transporte bem-sucedida é a rapidez, confiança, praticidade, bom atendimento e a eficácia para o deslocamento das mercadorias.

Além do mais, nas grandes cidades onde a circulação de caminhões é controlada, o transporte de pequenas cargas é fundamental para o abastecimento de lojas, supermercados, farmácias e todo tipo de empresas.

Por isso, mais que uma oportunidade de negócio, este é um serviço estratégico que integra os demais setores, influenciando diretamente na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento econômico do país.

Em tempos de pandemia onde fica mais restrita a circulação de pessoas por conta da quarentena, muitos nem precisam sair de casa pois os serviços de fretes de pequenas cargas foram adotados por quase todos tipo de comercio.

Os exemplos são claros: Farmácias, mercados, açougues, etc.
Estes comércios que são mais comuns já tinham a opção de entrega seja por conta própria e até mesmo por terceiros.

Então começou a crescer a demanda pela procura de entregas rápidas, podendo ser feitas entre cidades de curtas distancias.

O que é o serviço de frete e transporte de pequenas cargas

Esse serviço é caracterizado pelo uso de veículos de pequeno porte,
como motos, utilitários e caminhões pequenos e normalmente realizam
o transporte de cargas fracionadas de produtos diversos, de perecíveis
a mercadorias de grande valor.

Seu diferencial pode ser exemplificado pela praticidade e agilidade que oferece, assim como menores custos de deslocamento.

Segmentos em que pode atuar 

O mercado é bem grande e cheio oportunidade e possibilidades de atuação neste segmento. O empreendedor pode trabalhar com diferentes formatos de carga, como por exemplo:

Mudanças

Os transportadores de pequenas cargas podem trabalhar com mudanças, tanto no mercado residencial como no mercado comercial.
(Principalmente empresas relacionadas a eventos).

Entregas urgentes

São fretes de carga pequena com urgência de entrega. Normalmente são realizados por VUC (Veículo Urbano de Carga), motos e também utilitários.

Esses tipos de encomenda garantem uma rentabilidade maior pois costumam ser mais caros devido à necessidade de rapidez em sua entrega.

Fatores que favorecem o setor

O serviço de frete e transporte de pequenas cargas está em constante crescimento, sendo uma grande tendência, principalmente pela agilidade que oferece.

Além disso, existem outros fatores que favorecem o setor, tais como:

  • E-commerce em crescimento: Produtos adquiridos online costumam ser mais leves e menos volumosos e as empresas de marketplace estão terceirizando sua frota de entrega.     
  • Logística reversa: O transporte de resíduos sólidos é obrigatório, portanto, a logística reversa favorece o setor de transporte fracionado. 
  • Atomização das encomendas: Compras frequentes e menores.
  • Importação e exportação de pequenos volumes: O aumento das importações e exportações de menor porte.  
  • Crescimento de comércio no interior: No interior do país, as pequenas cidades têm expandido os negócios.

Principais dicas para montar uma empresa

Uma empresa de frete e transporte de cargas tem como sua mercadoria principal a prestação do serviço de transporte rápido, seguro, pontual e eficaz. No início, é preciso elaborar um plano de negócios detalhado, levando em conta vários fatores.

Definição da atividade

É importante definir desde o início qual será o principal tipo de transporte que você vai oferecer. Saber se é frete de móveis e encomendas, transporte frigorifico de alimentos, carga fracionada ou outros, é o que vai permitir planejar a compra do veículo mais adequado, a necessidade de equipe com motoristas e ajudantes especializados e inclusive os tipos de rota que serão percorridas.

Contabilidade

É fundamental elaborar uma planilha inicial contendo o maior número de itens de investimento possíveis, com seus valores incluídos, para ter noção do capital necessário para preparar sua empresa de transporte.

Quanto mais detalhado for, menor será a probabilidade de ocorrerem problemas por falta de dinheiro em caixa. Nessa conta também deverão ser incluídos os gastos fixos como contas de luz, gasolina, manutenções, salários, impostos, e inclusive em marketing para divulgação do seu negócio.

O capital de giro que são os recursos guardados para garantir o fluxo de caixa deve ser realista e conservado, pois através dele você poderá suportar as oscilações de pouca entrada de dinheiro ou da necessidade de investimentos de última hora.

Para manter esse capital, o ideal é trabalhar com prazos curtos ou médios, assim não haverá muitos espaços vazios sem receber pagamentos pela prestação do seu serviço.

Estrutura

O planejamento de estrutura considera não só o caminhão ou a frota que se utiliza para o transporte, mas também um escritório adaptado para fazer o controle administrativo do negócio, com estacionamento para os veículos da frota, clientes e colaboradores. Dependendo do tipo do negócio, será necessário um espaço para estoque de cargas.

A organização de um escritório vale também para autônomos,
pois é importante ter todos os registros e contabilidade organizados para crescer dentro da sua atividade.

Os serviços de mecânica devem ser realizados na concessionária autorizada mais próxima da sua cidade, dessa forma você tem garantia das peças e serviços e a melhor capacitação técnica para aplicar os reparos na sua frota.

Investir em segurança e planos de manutenção preventiva é muito importante e devem ser considerados nos custos operacionais.

Seguro

Adquirir um seguro para veículos, sempre foi uma das principais preocupações dos transportadores. O número de acidentes, roubos, entre outros contratempos sugerem ao proprietário do veículo a contratar um seguro.
Os veículos de carga precisam de seguro, seja ele individual ou para frotas.

Alguns fatores serão avaliados na hora de adquirir um seguro de caminhão, como é o caso do tipo de caminhão, como rebocadores, reboques ou semirreboques. Outros dados como o peso do caminhão, o tipo de uso
(se é para uso próprio ou de alguma empresa), tipo de carga que será carregada, tipo de carroceria, região de circulação, equipamentos extras, tudo será avaliado.

Logística

O tipo de transporte que você vai realizar irá definir os trajetos e distâncias a ser percorridos pela sua frota. Mas nunca se deve esquecer que, independentemente do tipo e da distância do trajeto, pontualidade na entrega e qualidade na prestação do serviço continuam sendo fatores primordiais para o sucesso do negócio.

Por isso, ter um planejamento de logística é fundamental. Muitas vezes, ter o estacionamento dos seus veículos próximos ao setor onde você opera é uma boa estratégia. Utilizar ferramentas de apoio como serviços de rastreamento e gestão de frotas são úteis para elaborar uma estratégia eficiente antes mesmo de começar o dia de entregas.

Para quem está começando, a equipe pode ser composta basicamente por um motorista e um ajudante. Desta forma poderá legalizar a empresa como Microempreendedor Individual (MEI).

Mesmo assim, é importante estabelecer metas para que sua empresa cresça e nesse momento serão necessários mais funcionários para auxiliar nos processos de transporte.

Em todo caso, para que o seu negócio tenha sucesso, avalie se os profissionais de transporte da sua empresa possuem habilidades essenciais, como conhecimento prático sobre a melhor forma de acondicionar materiais e objetos, capacidade para trabalhar sobre pressão e dinamismo para lidar com imprevistos, além de boa comunicação para se relacionar com diversos tipos de pessoas, seja de um comércio ou residência.

Elabore um plano de negócio detalhado

O plano de negócio é o melhor instrumento para traçar o retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Ele é uma ferramenta de planejamento para tornar a sua ideia de negócio sustentável, utilizada por quem está iniciando um negócio, quem está expandindo,
por quem está viabilizando uma atividade e até mesmo por aqueles que precisam de capital de terceiros.

No Portal Sebrae, o empreendedor encontra diversos cursos online gratuitos com orientações de como elaborar o plano de negócio.
Se possível ainda, antes de iniciar o negócio, procure conhecer as diversas percepções sobre o mercado, visitando os concorrentes e potenciais clientes, identificando os pontos fortes e fracos que o setor de transporte de pequenas cargas apresenta.

Diferenciação

Sabemos que já existem diversas empresas de transporte de pequenas cargas no mercado, por isso pensar em uma estratégia de diferenciação poderá trazer vantagens na hora de conseguir clientes, pois muitas vezes eles preferem pagar um pouco mais por receber um serviço diferenciado. Estas estratégias podem ser:

– Para a personalização, entregando benefícios adicionais aos clientes, como prazos express, diferentes formas de pagamento, horários flexíveis de entrega, entre outras ações inovadoras como cartões de fidelidade.

– No foco, especializando-se em um segmento específico do mercado, preocupando-se assim de ter a expertise para atender de maneira efetiva e eficiente esse nicho escolhido.

É claro que para oferecer um serviço de frete e transporte de pequenas mercadorias é necessário contar com veículos econômicos e eficientes,
que respondam bem à sua atividade. Para facilitar o acesso a caminhões versáteis e adaptados para a circulação urbana.

Esta e a hora de começar a escolher seu veiculo e qual tipo de entregas irá dar prioridade, nos tempos atuais as entregas rápidas aparecem em maior numero como entrega de medicamento, itens para o lar
e até pequenas mudanças.

Outra dica que pode lhe ajudar: Invista em divulgação como adesivos personalizados para seus veículos, anúncios em rede sociais, panfletos e a mais antiga e melhor das divulgações que a indicação que um cliente faz para algum conhecido.
Prestando um bom serviço sua empresa ira se consolidar no mercado
e crescer de forma rápida, podendo até expandir para outras cidade ou até mesmo estados por este Brasil afora.

A ultima dica é utilizar um sistema que te ajude na emissão de documentos fiscais de maneira simples e fácil. O ResulkaMDFe pode te ajudar e ainda entrega um sistema completo para gestão de MDFe,
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