Inscreva-se agora

Notícias de tendências

Ao usar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.
Frete CIF e FOB saiba como ambos funcionam e suas diferenças
Dicas

Frete CIF e FOB saiba como ambos funcionam e suas diferenças 

A decisão entre frete CIF e FOB vai muito além dos preços que são pagos por cada um, existem muitos problemas no sistema de logística e isso pode acarretar em perda de qualidade para as entregas.

É por isso que a gestão de transporte é muito procurada hoje em dia e também é considerada como uma profissão muito estratégica que pode ajudar a alavancar o seu negócio ainda mais.

Dentro desse processo logísticos existem várias etapas e uma delas é verificar qual tipo de transporte será feito na entrega da mercadoria.

O importante é a mercadoria chegar ao cliente, mas existem muitos caminhos que sua empresa pode pagar mais ou pagar menos.

O que é o frete CIF e FOB?

O Frete CIF é conhecido como “ pago na origem”, nessa modalidade de frete a responsabilidade e os custos são todos por conta do fornecedor ou remetente do produto.

Em outras palavras, o frete aqui é por conta do emitente.

Uma vantagem do frete CIF é não se preocupar com custos em processos logísticos e a desvantagens é ficar refém de terceiros em casos de ter algum problema com a mercadoria durante o transporte.

Já o frete FOB é diferente, ele significa “livre a bordo”. Essa modalidade é por conta do comprador, então todas as burocracias de negociação e contratação do operador é por conta do comprador.

Além disso, também existe o seguro que deve ser pago seguindo a sua categoria escolhida no momento da compra da mercadoria.

A vantagem do frete FOB é gerenciar todo o processo logístico, aqui sua empresa consegue organizar e verificar pontos de melhoria em todo o processo.

A desvantagem é que sua empresa precisa ter um uma estrutura para retirada da mercadoria para transporte.

Frete CIF e FOB como são os custos de cada um?

Tanto um termo quanto o outro fazem parte do INCOTERMS – Termos Internacionais de Comércio. Trata-se de um conjunto de normas que ajudam a coordenar negociações comerciais.

CIF

Nessa modalidade o preço é incluído dentro dos produtos que estão na nota fiscal, e a guia que é repassada para o cliente é única. É recolhido também o ICMS que também é informado diretamente na nota fiscal. 

Nesse momento é detalhado a quantia referente a carga e coloca-se o valor separado em um campo indicado para esse fim, geralmente na maioria dos emissores é destacado como Frete.

FOB

Esse fica por responsabilidade do comprador, que não é adicionado o preço na mercadoria e tornando essa opção necessária especificar no momento da nota fiscal.

Independente da opção escolhida ela é somada ao valor total da NF e adicionada nas cobranças de diversos tributos. como PIS, COFINS ICMS e IPI dependendo do seu modelo de Nota fiscal

Frete CIF e FOB qual melhor para utilizar em seu negócio?

Aqui não existe uma regra direta onde diz qual é o modelo que precisa utilizar em suas mercadorias, as duas modalidades tem o seus prós e contras e precisam ser estudadas de acordo com seu modelo de negócio.

Elas são aplicadas de acordo com a estratégia que cada empresa está seguindo e também o processo de contratação do transporte do seu caminhão.

Podemos dizer que a escolha é feita com base no tipo de produto e também nas características do negócio e de seus clientes.

Se caso a sua empresa atue com mercadorias de baixo valor e pequenos volumes, e a sua clientela é diretamente os consumidores finais, o mais indicado é o CIF.

Mas se caso a sua empresa também venda para outras empresas e não pode sofrer nenhum risco de desabastecimento o FOB é a melhor escolha.

Mas também existem as empresas que optam por utilizar as duas categorias e fazem a escolha de acordo com a necessidade de cada entrega e de cada mercadoria, isso também pode ser muito vantajoso para alguns tipos de negócios.

Qual modelo mais utilizado? 

No Brasil o modelo mais comum e utilizado por todos é o CIF que fornece várias vantagens tentadoras tanto para o cliente quanto para o vendedor.

Para o vendedor:

  • Quando é feita por modelo CIF é transmitido maior segurança ao cliente
  • Entregas podem ser acompanhadas diretamente por rastreios.
  • Simplifica muito o processo de compra para o consumidor
  • Oferece um serviço de qualidade e tem muito mais chances de fidelizar o cliente.

Para o cliente

  • Não existe tanta burocracia no momento da compra
  • Não necessita de nenhuma equipe para controlar todos os recebidos
  • Custos menores
  • Segurança no recebimento do produto
  • Qualquer problema de atraso é resolvido pelo vendedor
  • Entenda sobre os fretes

Quem conhece muito bem o que é um CIF e FOB contribui bastante para a empresa seja uma transportadora ou também uma empresa pequena de transporte próprio.

Dessa maneira fica muito mais fácil adotar uma estratégia com mais foco na fidelização de clientes e consequentemente mais lucro para a empresa.

Além disso, há um cuidado maior para evitar erros que prejudiquem o prazo de entrega que pode acarretar na má experiência do cliente.

Com uma gestão de fretes eficiente é possível saber qual a modalidade de frete que está mais adequada com o perfil do público-alvo que sua empresa está buscando e entregando suas mercadorias.

Um exemplo bem simples é quando um consumidor faz uma compra de mercadoria com um preço bem acessível mas precisa pagar posteriormente pela entrega caso seja aplicado o modelo FOB

Nesse processo existe um custo que não é esperado e poderia ser facilmente evitado se caso fosse adotado o modelo CIF.

Uma boa gestão de fretes pode minimizar esses pequenos problemas entre o cliente e o vendedor. O cliente só quer receber a mercadoria o mais rápido possível com a melhor qualidade e pensando nisso a gestão precisa entrar em ação e atender esses requisitos.

Fazendo uma boa escolha dá mais condições para o caminhoneiro fazer entregas mais ágeis e seguindo todas as boas práticas do mercado como segurança e qualidade em todas as entregas.

O planejamento é a peça chave para o sucesso tanto de quem vai entregar e também para os caminhoneiros.

ResulkaMDFe

O ResulkaMDFe nasceu para resolver os problemas das empresas na emissão de seus manifestos de carga e para isso ela atua com foco em uma emissão simples e rápida.

Sabemos que os empreendedores querem dar o foco para seus clientes e então nosso sistema deixa sua emissão simples e sua empresa foca naquilo que é preciso.

Nossa equipe de suporte está pronta para te atender em todo seu processo de emissão de MDFe.

Não perca tempo, clique no link abaixo e baixe agora mesmo o ResulkaMDFe e emita seu documento fiscal hoje mesmo!

Resultado de imagem para botão quero baixar agora

Related posts