Inscreva-se agora

Notícias de tendências

Ao usar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.
A pesagem na balança pode ajudar sua empresa
Dicas

A pesagem na balança pode ajudar sua empresa 

Umas das formas de garantir a segurança das estradas é pela balança, para verificar o carregamento adequado de veículos pesados, essa é uma forma de evitar a sobrecarga ou a concentração de peso em algum lado do caminhão.

Isso pode levar o caminhão a falta de estabilidade e até tombamento caso a pesagem tenha alguma divergência. A pesagem é obrigatória a veículos pesados, e os que não atendem a essa parada, podem levar multas e até a apreensão da carga e do caminhão.

Porque respeitar a lei da balança nas estradas?

Os veículos que transitam carregados, tem o maior risco de ter algum acidente grave e prejudicar a rodovia, além da redução de estabilidade os caminhões sofrem um maior desgaste nos pneus e em seus componentes quando passam do peso.

Além de prejudicar o caminhão, transportar acima do peso pode prejudicar até as vias pelas quais transitam, com o tempo essas vias ficam sujeitas a problemas de pavimentação que levam a formação de irregularidades na pista.

Os caminhões que transitam com sobrecarga podem apresentar problemas nos freios e causar acidentes de grande proporção, e é nesses casos que a balança pode ajudar a prevenir esses acidentes.

Caso o caminhão esteja com sobrepeso, passando na balança ele está sujeito a perder a carga e também o caminhão e pagar uma multa por transitar com peso maior. 

Quais regras da lei da balança?

Geralmente a lei da balança refere-se a cargas fracionadas que podem ser divididas em vários pedaços iguais e transportadas de acordo com o peso do caminhão. Quando a carga é indivisível como no caso de equipamentos industriais, é preciso que o transportador tenha uma autorização especial para rodar e passar na balança.

Vale ressaltar que todos os veículos pesados precisam passar na fiscalização, seja ele líquido ou sólido. Dependendo do tipo de carga, é preciso ter uma autorização especial citando o que é transportado.

Carga máxima por eixo

A pesagem é feita de acordo com peso de cada eixo, para garantir que toda a carga transportada esteja devidamente distribuída e não forçar nenhum componente ou parte do caminhão, o veículo é projetado para transportar uma carga máxima em cada eixo, portanto é preciso se atentar.

Esse cálculo leva em consideração a especificação do eixo, o espaçamento entre eles e a quantidade de pneus. Assim, a carga máxima, em cada caso, é:

*Quando se trata de eixo isolado, com 2 pneus, o peso máximo permitido é de 6 toneladas;

*No eixo isolado, com 4 pneus, 10 toneladas de carga;

*Quando é um conjunto com 2 eixos, sendo 2 pneus por eixo, a carga máxima permitida é de 12 toneladas;

*Já o conjunto de 2 eixos, com 4 pneus por eixo, tem como peso máximo 17 toneladas.

*No caso de 3 eixos (em tandem), com 4 pneus por eixo, a carga permitida é de 25,5 toneladas.

Como transportar com segurança?

Dependendo do seu modelo de mercadoria, sua empresa pode não ter problemas em passar pela balança. Mas em alguns casos específicos é preciso de mais atenção ao carregamento e também a quantidade que o caminhão pode aguentar.

É essencial atender às regras vigentes e evitar problemas com multas, apreensão de cargas e também atraso na entrega de mercadorias, esses prejuízos podem manchar a marca da empresa.

Dependendo da sua carga, você pode utilizar a emissão do ResulkaMDFe para gerenciar o peso, é preciso colocar alguns valores incluindo o peso para gerar o documento e andar legalmente, e sua empresa pode fazer esse acompanhamento diretamente  dentro do sistema.

Não perca tempo, clique no link abaixo e baixe agora mesmo o emissor de manifesto eletrônico.

Resultado de imagem para botão quero baixar agora

Related posts