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Privatização dos correios – Como funciona e como afetará o mercado brasileiro de transporte
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Privatização dos correios – Como funciona e como afetará o mercado brasileiro de transporte 

Muitas interpretações surgiram com as notícias sobre privatização dos correios, se será uma boa escolha, se realmente é necessário ou qual as vantagens nisso tudo, parte dessas ideias ou opiniões sobre como vai ser é basicamente quem usa de forma frequente os meios de transporte dos correios. 

Basicamente é a empresa que mais tem influência nos estados para requisitos de transporte, gera grande polêmica sobre os benefícios desse processo, e quais as possíveis consequências.

Também devemos observar a grande influência que os Correios têm para os processos de vendas online, onde é inevitável um meio de transporte para essas mercadorias vendidas, e sendo uma empresa com tanta força no mercado de transporte ela atende uma demanda muito maior de municípios para realização das entregas

Tendo em vista que os Correios é logo um gigante na parte de transporte de mercadoria, a sua principal demanda é e sempre foi entrega de cartas e telegramas, onde pode não ser tão usado atualmente por pessoas mais comumente, é bem utilizado de forma fundamental para comunicação de detentos para com os seus familiares também. 

Quão poderoso são os Correios? 

Não é difícil acreditar que os correios são a maior rede de logística da américa latina e uma das maiores no mundo pois tem um alcance de entregas muito alto com uma grande quantidade de municípios atendidos por ela sendo mais de 5.500 municípios brasileiros.

Também é interessante que quando um transporte é iniciado por uma determinada transportadora e a mesma não chega a ter estrutura para realizar a entrega em áreas mais remotas, é então onde essas transportadoras precisam realizar também o uso dos correios para finalizar a entrega.

Dessa forma é comum terem concorrentes realizando a contratação dos correios para finalizarem determinadas entregas, onde chega a áreas mais longas e com menos processos postais como entrega de correspondências. 

Os correios é muito querido pelos brasileiros pois todos os processos de transporte quem sempre pode se sobressair é ele, visto que ele atende todo território nacional e até mesmo no interior, onde outras empresas privadas de transporte não tem realizado muito investimento nessa parte.

Isso pode ser um problema pois quando dados apontam esse processo a fala de privatização dos correios pode passar essa imagem de investimento em outros lugares e abandonando os mais isolados, uma vez que todas empresas privadas de logística não investem em determinadas áreas onde os correios atendem atualmente.

Como está caminhando esse processo atualmente? 

Mesmo atendendo uma grande quantidade de municípios sendo aproximadamente 5.571  esse é um número que não apresenta apenas locais onde geram lucro de verdade para os correios, uma pequena porcentagem desse número, cerca de apenas 200 municípios é que geram um lucro considerável já os demais não lucram ou podem até mesmo trazer prejuízos em alguns casos.

Isso também gera uma grande questão, pois será que alguma empresa privada mesmo vendo esses números realmente se interessaram para poder assumir esses poucos lucros e vários prejuízos? De acordo com os números registrados, cerca de 95% da operação da empresa não traz lucros, mesmo assim ainda é uma operação democrática e de grande necessidade pública.

O processo de privatização dos correios está se encaminhando sim, mas é importante saber que não irá implicar tanto em questão de valores ou de como funciona o processo já atualmente, pois por ser uma grande utilidade pública e democrática, toda essa estrutura é pesada para manusear de uma forma tão drástica. 

A ideia que se percorre sobre esse processo é bem simples, então existe também a possibilidade de ser criado um modelo bem parecido com o do Banco do Brasil por exemplo, sendo praticamente uma parceria de público com a privatização sendo um modelo de gestão conjunta com o governo e da iniciativa privada. 

Esse conjunto serve como parametrização mesmo e não abala muito a estrutura de como o processo já funciona, sendo assim de uma forma mais fácil de compreender esse conjunto, o governo continua com parte da empresa mas toda a parte operacional e gerenciamento é apenas da empresa privada.  

Como estão os agindo concorrentes? 

 Muitas das logísticas marketplaces como por exemplo Magazine Luiza, B2W, e Mercado livre trabalham com um investimento pesado no processo de entregas, então grande parte desses investimentos é aplicado em processos inovadores que contribuem para o fluxo da logística. 

Além de processos de inovação ainda é utilizado também e tem ganhado bastante força o modelo fulfillment, sendo essa tradução baseada em Cumprimento, Realização e Satisfação, todos baseados no processo de fidelização dos clientes consumidores da loja virtual e-commerce. 

Todas as empresas de logísticas atualmente estão visando mais fortemente o tempo de entrega, mas não o alcance, isso é bom por um lado mais muito ruim por outro, pois quem precisa de uma mercadoria de forma mais urgente tem ali o seu produto bem rápido, mas quem também precisa dessa mercadoria e mora em uma área mais distante da cidade grande isso complica muito. 

Com a demanda de um produto ele pode demorar a entrega ou até mesmo não chegar em determinada localidade, e sim em uma cidade vizinha ou em um centro de armazenamento mais distante que é necessário ir buscar o produto, ou seja, ele faz apenas parte do trajeto. 

Em alguns países que também tem o seu próprio modelo de correios, também privatizaram e tem experiência com isso, sendo eles Argentina, Portugal e também Alemanha. 

Toda essa experiência condiz com a imagem de como seria no Brasil a privatização dos correios, visto que na Alemanha teve um bom resultado com esse processo e uma grande melhoria. 

Contudo outros países que fizeram esse processo não alcançaram produtividade nesse aspecto, então ao invés de aumentar melhorando o processo, acabaram diminuindo toda a expectativa de melhora, tendo assim uma imagem não muito boa e ficando com este mau exemplo para os demais países que querem adotar esse processo. 

Realmente funcionaria todo esse processo de privatização dos correios?

Todo o processo de privatizar os correios seria realmente com o intuito de melhorar o processo de gestão de entregas, ajudando a diminuir de forma considerável o tempo de entrega e correção dos muitos erros que ocorrem nas entregas onde muitos desses erros seriam facilmente evitados e traria menos transtorno tanto aos entregadores quanto aos consumidores. 

Outra forma de vermos esse processo como um bem geral, tanto para os consumidores quanto para os vendedores que necessitam dos correios para realizar as entregas, seria a repartição diretamente dentro do processo dos correios. 

Essa repartição funcionaria da seguinte forma, uma vez que o governo também fará parte mesmo sendo privatizada, ele poderá lidar com os processos que seriam da parte de segurança nacional e também do interesse público, onde os correios atuam.

Já o lado das empresas privadas iria implicar somente com os processo logísticos de entregas e e-commerces entregando mercadorias de compra e venda de fornecedores e consumidores, assim como muitas das outras logística concorrentes atualmente operam. 

Todo esse processo ficaria bem mais fácil de manuseio e com poucas falhas de processo nas entregas e organizacional, muito fluente e reduziria de forma considerável o tempo de entrega das suas devidas mercadorias. 

A privatização dos correios terá um melhoramento considerável na parte de transportes

A realização das entregas aparentemente tudo indica que realmente terá uma melhora significativa, isso se compararmos quanto esse mercado tem crescido nos últimos anos com o surgimento das e-commerces. 

Bons transportadores são bem requisitados e por isso sempre buscam inovar e melhorar cada vez mais o seu processo de transporte, também vale a penas destacar todo o processo de melhoria com investimentos maiores, assim como contratação de mais operários e veículos de transporte mais eficientes, como carros, caminhões, e até mesmo aviões. 

Grandes investimentos nesse sentido rende muito o trabalho da logística pois aumenta a qualidade, velocidade e o alcance de atendimento, e isso é tudo que uma logística precisa para se alavancar cada vez mais. 

Conforme vão sendo os investimentos é mais atraente dados e valores de acordo com a escolha do consumidor, então muito do que chama realmente a atenção do consumidor são preços mais acessíveis e agilidade na entrega, isso conta muito para qualquer recebedor, pois tempo é dinheiro também. 

Grande melhora na comodidade

A comodidade é realmente incrível quando a empresa aplica bem nos seus projetos de trabalho, em uma logística a comodidade e bem estar dos consumidores é algo que precisa ser impecável para ser reconhecido, muitas logísticas crescem de forma considerável tendo essa visão dentro da sua empresa. 

Já os Correios atualmente oferecem facilidades aos pequenos e médios negócios em todo os que possuem trabalho com carga fracionada, que é quando pequenas quantidades de produtos e mercadorias e que não ocupam total carga dentro de um veículo de transporte, sendo a possibilidade de mandar diversas mercadorias. 

Isso sempre terá influência em transportes com mais de um tipo de mercadoria, e tendo a privatização dos correios nesse sentido irá aumentar ainda mais a facilidade e processo organizacional quando se referir a carga fracionada, pela agilidade e velocidade de entrega.

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