A alta de combustíveis do Brasil está ligado diretamente ao nosso quadro econômico, estamos vivendo tempos de aumento de taxas e totalmente instável.
É por meio do transporte de carga que os fretes são feitos e consequentemente precisam de combustível para levar de um lugar ao outro. Nesse momento os gestores estão sempre avaliando se vale à distância sobre o valor ofertado.
No cenário atual qualquer ação que economize um pouco a mais de combustível está sendo adotada pelos gestores de frota, toda pequena diferença está valendo muito a pena no final da cada mês, são pequenas atitudes que juntas fazem toda diferença.
E para isso separamos aqui pequenas dicas que podem fazer toda diferença no final do mês no combustível, são dicas valiosas para todos gestores de frota que estão a procura de economia.
Alta dos combustíveis, saiba como evitar
Quem trabalha com o ramo de transporte depende dos combustíveis em seus veículos para continuar fazendo as entregas normalmente, mas muitos estão procurando modos de driblar essa alta dos combustíveis, vamos ver algumas.
Calibre seus pneus
Parece uma dica muito óbvia para ser seguida, mas isso faz toda diferença em um longo prazo, quando não se faz uma calibragem correta é preciso que a mecânica do motor trabalhe mais para o caminhão andar.
Isso acaba afetando o desempenho do caminhão porque ele faz muito mais esforço para sair do lugar e manter na velocidade.
É orientado pelas fabricantes que os pneus sejam calibrados de 15 em 15 dia para sempre manter com um bom nível e prevenir o gasto excessivo de combustível
Não somente o combustível que é gasto em excesso, as peças que compõem o motor também são muito mais forçadas e acabam deixando o motor mais frágil com o tempo, isso tudo pode influenciar em um problema maior para seu caminhão.
Troque as marchas no momento correto
Essa dica serve para todos os tipos de caminhoneiros, desde os mais experientes para os que estão começando nesse ramo agora, é preciso trocar a marcha no momento correto para não gastar mais do que o devido.
A troca de marcha pode influenciar em dois cenários, o primeiro é conhecido como banguela, deixar o caminhão desengatado em uma descida com o pensamento de que vai economizar combustível.
Mas isso é somente boatos, quando se trata de veículos que possuem o sistema de injeção eletrônica isso acaba tendo o efeito contrário do desejado. O gasto aumenta porque toda a mecânica é diferente.
Os caminhões que não possuem injeção eletrônica podem sim ter uma leve vantagem em deixar no modo desengatado, mas evite isso se você dirige um caminhão mais novo que possui o sistema de injeção.
Outra situação que leva o gasto de combustível elevado são as marchas passadas incorretamente, muitos motoristas acabam acelerando muito nas primeiras marchas que são responsáveis por fazer o veículo se mexer.
Essas marchas são consideradas mais pesadas e fazem muito mais esforço que as outras que são mais leves. Então verifique o RPM correto para adquirir ainda mais economia nessa alta dos combustíveis.
Não carregue demais
O excesso de peso também influencia diretamente no consumo do veículo durante a viagem, uma vez que ele foi carregado mais do que o devido, o motor precisa fazer muito mais força para puxar toda mercadoria.
A mecânica vai precisar trabalhar mais e consequentemente o gasto também aumenta, é de extrema importância que o veículo esteja na carregado corretamente e dentro das normas especificadas pelo fabricante.
Dessa maneira o motorista pode viajar tranquilamente e passar pela balança em alguns postos policiais sem se preocupar com o peso atual do veículo.
Dirigir acima da velocidade
Além de ser considerado uma condução perigosa, dirigir acima da velocidade está nesta lista porque gasta mais combustível porque força o motor a rodar em um giro superior ao normal.
Tudo que precisa forçar o motor a trabalhar acima do normal acaba gastando mais do que o previsto. Evite também arrancadas bruscas, porque quando isso acontece o sistema entende que o veículo necessita de potência máxima para sair do lugar e com isso o custo aumenta.
Conheça as rotas
Outra alternativa que você deve levar em consideração é conhecer as rotas por onde vai transitar, entender quais são os horários de pico e evitá-los, existem vários aplicativos que ajudam a melhorar a escolha da rota para suas viagens.
Você também pode acompanhar pelas estatísticas metropolitanas que geralmente apresentam os congestionamentos entre alguns horários do dia, isso depende muito da região onde será transitado.
Manutenção preventiva
Para economizar de todas as formas possíveis na alta de combustível o mais indicado é uma manutenção preventiva de 6 em 6 meses para verificar se todas as peças estão em bom estado.
Isso ajuda a evitar problemas e também de ser pego de surpresa com um problema inesperado. Se todas as peças estiverem em bom estado o consumo fica menor e o caminhão rende muito mais.
Escolha combustíveis de qualidade
Para não sofrer com a alta dos combustíveis tenha em mente o valor atualizado no momento do abastecimento. Muitas vezes é feita uma parada de emergência e o transportador acaba pagando um valor bem maior do que o normal.
Evite fazer esse tipo de abastecimento, fique sempre atento ao ponteiro do seu painel para não ficar em situações como essa, nesse momento o motorista pode pagar a mais e ainda colocar um combustível ruim em seu veículo.
Se for uma rota nova pesquise e coloque tudo dentro do seu gerenciamento de rota para que sua parada seja estratégica e o combustível seja de qualidade.
O ResulkaMDFe te ajuda na economia
Pensando na alta dos combustíveis, o ResulkaMDFe pode te ajudar a economizar na emissão de seu manifesto de nota.
Dessa maneira a economia começa antes mesmo de sair da sua empresa, ela começa dentro de seu escritório na emissão de seu documento fiscal
Teste agora o ResulkaMDFe para emissão de seu manifesto de carga e garanta economia em todas suas viagens, clique no link abaixo e baixe agora mesmo!
Related posts
Pra que serve um manifesto de carga?
4 Maneiras de reduzir custos no transporte
Guia definitivo sobre MDFe
Inscreva-se agora
Dicas
Qual a importância do Suporte Técnico?
Estando em uma empresa, muitas necessidades e serviços aparecem no meio do caminho, e é nesse momento que vem a…
Como fazer pequenos fretes lucrativos – Tire todas as suas dúvidas
No mercado de pequenos fretes atualmente existem muitos segmentos de carga a ser transportada, desde máquinas até mesmo cargas de…
Guia definitivo sobre MDFe
Neste conteúdo iremos tratar sobre o que é MDFe, guiar seus primeiros passos e mostrar por onde começar! Se você…
Combustível adulterado – Aprenda a identificar agora
Tudo começa quando o veículo é ligado e o a queima de combustível é iniciada, logo nesse processo e aparece…
Como fazer pequenos fretes lucrativos – Tire todas as suas dúvidas
No mercado de pequenos fretes atualmente existem muitos segmentos de carga a ser transportada, desde máquinas até mesmo cargas de…
Combustível adulterado – Aprenda a identificar agora
Tudo começa quando o veículo é ligado e o a queima de combustível é iniciada, logo nesse processo e aparece…
Comprar caminhão por consórcio ou financiado? Tire todas as suas dúvidas agora!
Comprar caminhão é uma das decisões mais importantes dentro de uma transportadora, porque afeta diretamente o faturamento da empresa. A…
Como fazer a roteirização de frotas na sua empresa?
A roteirização de frotas é cada vez mais valorizada pelas empresas brasileiras. Na busca por aumentar a eficiência das entregas…