Inscreva-se agora

Notícias de tendências

Ao usar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.
Como organizar as entregas de um jeito prático e inteligente
Dicas

Como organizar as entregas de um jeito prático e inteligente 

As rotas são um dos pontos principais dentro de uma transportadora, então para que sua empresa tenha sucesso é preciso organizar as entregas da melhor maneira possível para economizar o tempo.

Se tem algo que pode contribuir com essa organização é a gestão de entregas e até mesmo a gestão da transportadora, muitas vezes acaba faltando um pouco de visão para o empreendedor em verificar alguns pontos de melhorias.

Muitas vezes com o mal planejamento a empresa até paga mais por custos extras do dia a dia, aí começa a faltar lucratividade e começa a comprometer o negócio, e para que o empreendedor comece a melhorar esse ponto é preciso começar a organizar as entregas para o cliente ficar satisfeito.

Tenha um bom planejamento em organizar as entregas

O primeiro passo para melhorar seu modelo de transporte é organizar as entregas em boas rotas, essa é uma tarefa muito importante que promete um bom lucro e até clientes fixos para o seu negócio.

Um exemplo rápido sobre isso é quando seu motorista sai com 3 entregas para fazer, cada uma em pontos distantes da cidade, é preciso organizar a rota para que esses 3 pontos fiquem pertos um do outro.

Organize para não precisar voltar novamente e refazer o caminho e atrasar todas as entregas.

Para que esse processo funcione 100% é preciso que tenha clareza nas entregas, com uma boa visualização do caminho fica mais fácil o motorista seguir e concluir sua rota com mais agilidade.

Junte paradas próximas

O deslocamento extenso é o inimigo do tempo, se precisar ir para grandes distâncias é gasto muito tempo com o percurso e ainda mais com o combustível, e para quem busca mais agilidade é preciso recalcular esses custos.

Agrupar paradas próximas é bem mais lucrativo para quem tem uma pequena frota e até para quem tem grandes frotas, se o caminho for curto entre uma e outra não precisa utilizar dois caminhões para fazer as entregas.

Basta apenas colocar as mercadorias necessárias em um caminhão e agrupar para somente um caminhão fazer as entregas, isso vai contribuir com o consumo de combustível e também vai deixar outro caminhão e motorista livre para outras entregas.

Tudo isso conta no final do mês para a economia da empresa e principalmente um ponto a mais sobre a gestão de rotas.

Um exemplo a ser seguido é começar as entregas mais longes primeiro, assim caso o transportador tenha algum imprevisto ele está mais perto da transportadora ou do seu local de embarque.

Esse formato também exige uma certa atenção no carregamento do caminhão, se caso esse processo for o escolhido para a viagem então a entrega mais longe precisa estar na frente das outras cargas.

Para não ocorrer de ter que bagunçar todo o caminhão para descer uma entrega que estava ao fundo.

Cuidado com os riscos do transporte

Os acidentes e roubos infelizmente acontecem muito no nosso país, ninguém consegue prever quando vai acontecer um acidente ou um roubo, então é preciso prevenir antes que aconteçam.

O gerenciamento de risco também precisa ficar em dia pois ele tem muito haver não somente com a carga transportada mas também com a vida do motorista que está levando a carga.

Organizar as entregas com eficiência é verificar também quais as ruas são melhores para se passar do que as outras, claro que isso é preciso de uma certa experiência mas também é um ótimo diferencial.

Boas práticas nesse processo podem ajudar o seu motorista a se sentir mais seguro para realizar as entregas.

Tenha uma boa localização 

Escolher o local para o seu ponto de distribuição pode influenciar totalmente no seu processo de entregas, isso porque existem regiões que podem acabar afetando o tempo de entrega.

Escolher uma região mais próxima a saída da cidade pode até ser vantajoso em primeiro momento por conta do preço, mas em contrapartida sua empresa pode gastar mais com o combustível.

Esse não é o único ponto, em alguns lugares o acesso acaba sendo mais complicado principalmente se sua empresa já tiver caminhões grandes para as entregas, o manuseio desses caminhões pode demandar um certo tempo.

O ideal é escolher uma região mais ao centro da cidade com boas saídas para os bairros e também fácil acesso às rodovias para encurtar o trajeto.

Não é uma tarefa fácil conciliar tudo entre preço, localização e agilidade, mas com uma boa pesquisa em sua cidade é possível encontrar bons lugares para montar a sua sede e começar as entregas da maneira correta.

Cuidado com os horários

Esse é um ponto muito importante e precisa ser lembrado para que suas entregas sejam mais ágeis, saber os horários de fluxo de trânsito e o movimento em determinados locais pode facilitar as entregas.

Cuidado com essa informação porque ela pode variar com a região ou cidade e nem sempre será possível fazer entregas naquele momento.

Em grandes capitais o trânsito fica muito intenso em determinadas horas do dia, então é preciso escolher lugares com rotas um pouco menos lotadas para conseguir fazer sua entrega normalmente.

Em São Paulo existe o rodízio que precisa ser levado em consideração quando se trata de organizar as entregas, isso pode prevenir multas e também ajuda a ter menos tráfego de certo modo.

Utilize o veículo correto

A escolha do veículo também precisa ser levada em consideração, desde o tamanho e peso até o valor da carga. Uma embalagem pequena pode ser levada por um motoboy que é muito mais rápido do que pegar um caminhão e juntar-se com as outras.

Pacotes que são mais frágeis e com tamanho mediano podem ser colocados em um carro para economizar o espaço e juntar com outras mercadorias que vão para a mesma rota, por isso é preciso ter uma gestão de cargas eficiente.

Cada veículo tem o seu ponto fraco e o seu ponto forte, o caminhão consegue levar muitas coisas em segurança para o destino mas em contrapartida ele é lento e não consegue correr muito do trânsito.

Já o carro ele consegue levar uma quantidade mediana de carga em uma velocidade mediana e mais ágil do que o caminhão, porém ele ainda não consegue fugir de um trânsito intenso.

A moto é o oposto, ela é ágil, consegue muitas vezes se livrar do trânsito mas por outro lado ela tem pouco espaço e também não é muito recomendada para pacotes frágeis.

Tudo precisa ser estudado e organizado para que as entregas sejam feitas de um modo eficiente.

Emissão de documentos simplificada

A organização pode vim até no momento da emissão de seu manifesto de carga, o ResulkaMDFe pode te ajudar em emissões simplificadas e trazer recursos para agregar no seu dia-a-dia.

É ideal para empresas de pequeno porte que querem aumentar ainda mais seu faturamento e agilidade no processo de emissão.

Não perca tempo e comece a emitir seu manifesto de carga agora mesmo com a facilidade do ResulkaMDFe.

Clique e baixe agora mesmo e comece suas emissões!

Resultado de imagem para botão quero baixar agora

Related posts