Inscreva-se agora

Notícias de tendências

Ao usar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.
Dicas

A Nota Fiscal (NFe) é importante no transporte? 

Você que já emite um MDFe é muito simples fazer essa emissão dentro de sua plataforma, mas você sabe emitir uma NFe (Nota Fiscal Eletrônica)?

O processo de emissão de uma nota fiscal funciona também através de um emissor eletrônico, e é armazenado diretamente nos servidores da SEFAZ.

Nesse momento você pode estar se perguntando, porque preciso saber emitir uma nota fiscal se eu trabalho em outros ramos como o de transporte ? A resposta é bem simples, esses ramos estão todos ligados.

Se você olhar de outra maneira a emissão de um MDFe, precisa referenciar uma nota fiscal ou um conhecimento de transporte, para completar esse processo, caso não referenciar sua NFe ou CTe, o processo não será completo e seu MDFe não será enviado.

O que é preciso para emitir uma nota fiscal?

Para sua empresa emitir a nota fiscal é necessário algumas informações básicas que precisa estar prontas.

Cadastro na sefaz

Sem o cadastro na SEFAZ você não consegue emitir sua NFe corretamente, pois precisa ter um cadastro que permite você usar qualquer emissor e emitir suas notas normais.

Além disso, você precisa de um lugar onde consiga fazer a pesquisa do seus dados, como se fosse um posto fiscal online. Nessa parte é de extrema importância o uso de um contador fiscal para lhe ajudar nesse processo.

Certificado digital

Tanto na emissão do MDFe como na emissão de uma nota fiscal é preciso do certificado digital, é o arquivo onde faz a assinatura da sua nota fiscal. Aquele arquivo que confirma que sua nota fiscal está sendo entregue.

Com o certificado digital você pode baixar a sua nota fiscal diretamente dos servidores da SEFAZ e também entrar em sites como ECAC para verificar os cadastros.

Mas a parte mais importante do certificado digital é que ele faz a confirmação que sua nota está totalmente correta e faz a assinatura, assim pode ser entregue nos servidores da SEFAZ.

Inscrição estadual

Quando se trata de uma NFe que você é o emitente, a SEFAZ obriga você a ter inscrição estadual e precisa estar com essas informações em dia para que não tenha nenhum problema com sua nota fiscal.

Se caso tenha algum problema referente a esse cadastro que também é feito na SEFAZ do seu estado, pode dar problema na emissão e você não conseguir fazer o envio da sua nota.

Erros da nota fiscal

A emissão de uma NFe ela pode ser um pouco complexa, por conter vários campos dentro de sua estrutura, e como são muitos campos pode ter situações de erro de preenchimento e erros também da própria SEFAZ.

Por isso, é preciso verificar muito bem o preenchimento de sua nota fiscal quando for emitir.

Um exemplo é quando algum cliente emite a nota incorretamente faltando alguma informação de cobrança ou algum imposto na nota.

Se essa nota for enviada e ser autorizada pela SEFAZ e for emitido um MDFe pra essa nota, neste momento não é possível mais realizar o cancelamento desta nota e também nenhuma carta de correção.

Quando essa situação se ocorre gera uma grande dor de cabeça para todos, tanto para o cliente quanto para o emitente, e também para a transportadora que está carregando sua nota fiscal.

Por isso eu aconselho muito a dar uma olhada em um post de um dos nossos parceiros, o emissor FreeNFe, lá você tem as melhores dicas de como emitir sua nota fiscal com mais tranquilidade e segurança.

E também pode verificar os cuidados com sua nota fiscal clicando aqui.

É muito importante a emissão de uma NFe para que você consiga continuar o seu trabalho, mesmo que não seja o emitente da nota, mas mesmo assim participará do transporte e tem informações que precisam ser adquiridas diretamente da nota fiscal recebida.

Então para uma emissão de um MDFe com simplicidade você pode clicar no link abaixo e conhecer diretamente o nosso emissor ResulkaMDFe. Assim você tem a segurança de emitir um documento de maneira eficaz!

Resultado de imagem para botão quero baixar agora

Related posts