Inscreva-se agora

Notícias de tendências

Ao usar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.
Frete FOB – Seu guia completo
frete fob
Dicas

Frete FOB – Seu guia completo 

Abrir uma empresa de transporte significa atender várias demandas tanto do destinatário quanto do emitente e isso inclui saber sobre frete FOB e frete CIF, você conhece essa diferença? 

Cada uma dessas duas modalidades trazem distintas possibilidades e responsabilidades, por isso é importante conhecer um pouco de cada uma delas para ajudar no atendimento e também na escolha de seu cliente.

Então para você que está pensando em abrir uma transportadora, ou já tem e está com dúvidas nesta siglas, eu vou te ajudar e te passar o melhor conteúdo para tirar de vez todas suas dúvidas.

Frete FOB e CIF o que é cada um?

Antes de tudo você precisa saber que existe um acordo internacional chamado incopterms, que se resume em 11 termos internacionais que são padronizados para o comércio de produtos, essas siglas possuem origem inglesa do comércio marítimo.

A sigla FOB significa “Free on Board” ou “Livre a bordo”. É uma opção de frete em que o cliente se torna o responsável pela integridade da carga e também pelo transporte. Portanto, neste caso ele precisa contratar um transporte para entregar a sua mercadoria.

A partir do momento em que a encomenda é embarcada ela deixa de ser responsabilidade do embarcador ou fornecedor e começa a ser de inteira responsabilidade do comprador.

Isso inclui o pagamento de impostos e também resolver possíveis dificuldades que podem surgir no caminho até a entrega.

Ao contrário do CIF o FOB não está incluso na mercadoria, ele fica por conta de quem realiza a compra da mercadoria ou pelo destinatário, que na maioria das vezes são a mesma pessoa.

Pensando dessa maneira parece ficar mais em conta, porém pode acontecer vários custos extras no meio do caminho que nem sempre são previstos, mas podem ser resolvidos com uma boa parceria com a transportadora.

Agora o Frete CIF significa “Seguro e Frete”, nesta opção o comprador quem arca com os custos, porém não é ele que fica com a responsabilidade e a segurança na carga.

Uma vez que o frete é pago na origem, essa responsabilidade fica por conta do fornecedor e os riscos ficam por conta do mesmo.

Basicamente o CIF é a maneira em que o cliente paga para não correr nenhum risco com a sua carga, tudo fica de acordo e responsabilidade da transportadora ou fornecedor.

Frete FOB e suas particularidades

Essa maneira de frete é muito mais utilizada para grandes empresas, como indústrias e negócios que rodam com produtos mais altos. 

A regra é bem simples quanto maior o custo da mercadoria mais caro sai o transporte e consequentemente a empresa pode gastar mais. 

Com esses casos a empresa opta pelo frete FOB por encontrar preços que são mais agradáveis e controláveis pela empresa contratante.

A empresa que contrata o frete geralmente já tem algum contrato ou parceria com quem fará o transporte, e nesse modelo sai mais em conta para a empresa.

Como é feito o cálculo com frete FOB?

Existe alguns fatores que influenciam diretamente para o cálculo do frete FOB, são eles:

  • Pedágios e tributos
  • Peso da mercadoria a ser transportada
  • Volume da mercadoria 
  • Valor da NFe
  • Distância entre o local de entrega e o local da coleta
  • Modais envolvidos em todo o processo

Todos esses fatores precisam ser levados em conta quando se escolhe o FOB como modelo de frete.

Aqui é preciso destacar sobre o valor e o tamanho da mercadoria que influencia no valor final do transporte, por exemplo, se você está carregando grandes caixas de papelão elas são um valor porque o material não é pesado, mas é volumoso.

Então precisa levar em consideração o volume e o peso envolvido. O mesmo caso acontece para quem transporta isopor, o valor é diferente por não ser pesado mas preencher um grande espaço no caminhão.

Também existe o fator da mercadoria ser de um valor alto, com isso pode ser considerado que esse produto precise de um cuidado especial tanto na coleta quanto no manuseio.

Isso também pode aumentar o valor e o gerenciamento de riscos, em alguns casos até tendo a necessidade de uma contratação de serviço de escolta.

Claro que são apenas exemplos, mas como nosso foco aqui é falar sobre o frete FOB, leve em consideração sua logística e também o seu modelo de negócio.

Porque é importante saber a diferença?

É muito importante saber a diferença entre CIF e FOB porque são duas modalidades totalmente diferentes e que podem impactar no valor final da sua mercadoria e também no valor que você repassa para seu cliente.

Conhecer as duas tem grande diferença e os resultados no final de cada ano podem ser sim um diferencial.

Além de ter uma vantagem competitiva da para ter uma melhor visão do mercado e montar estratégias a longo prazo.

Resumidamente é conhecer a modalidade certa e escolher para determinados casos e clientes, assim garantindo a satisfação de ambas as partes e tendo uma ação mais eficiente.

Ajuda na decisão 

Se você sabe exatamente de qual serviço está tentando fazer uma oferta as suas chances de fechar um negócio aumentam ainda mais, porque é muito mais simples entregar uma solução pronta que vai ajudar tanto o cliente quanto o transportador.

Por isso, conhecer as diferenças é uma maneira de vender seu serviço e não entregar uma solução a cegas para seu cliente. Portanto, ofereça um serviço que é melhor adaptado aos objetivos de quem compra uma mercadoria. 

Ajuda a evitar problemas no transporte

Se você quer uma boa relação com o comercial, não basta apenas terminar a venda e pronto, é necessário que a entrega saia também de maneira excelente. Isso porque o CIF e FOB são modalidades muito diferentes para B2B ou B2C.

Um exemplo que fica claro é escolher a modalidade FOB em um consumidor final, talvez o mesmo se encante de ver o valor menor e feche um produto, mas não se atenta ao FOB e quando é recebido em sua residência venha com mais um boleto integrado.

Isso seria muito ruim porque o cliente se sentiria enganado e talvez até entrasse na justiça para resolver. Isso afetaria a imagem da marca e também do transporte.

Não dê chance disso virar um problema e entenda como funciona cada uma.

 Sua empresa precisa ser preparada

Dependendo de como sua empresa está equipada, se caso ela tiver uma infraestrutura pronta para receber, é importante escolher bem como será o recebimento dessa mercadoria.

Transportadoras que estão começando agora talvez tenham muita dificuldade em gerir esse tipo de transporte, então avalie bem como será feito todo esse processo.

E para preparar ainda mais sua empresa, conheça o ResulkaMDFe que é nosso emissor de manifesto eletrônico, nele é possível verificar todas as entregas que estão feitas e também outros manifestos que estão em aberto.

Vale ressaltar que você pode baixar e testar por 7 dias da maneira que achar melhor, e ainda conta com nosso suporte que está pronto para te ajudar em tudo que precisar referente a suas emissões.

Não perca tempo clique no link abaixo e comece agora os testes com o ResulkaMDFe.

Resultado de imagem para botão quero baixar agora

Related posts