Iremos trazer para você hoje um pouco sobre o que é fulfillment.
Este nome vem do inglês que significa “cumprimento” e tem ligações
a algumas práticas importantes no e-commerce falando de logística.
Podemos citar aqui desde a separação no estoque até que o produto chegue ao cliente, todas estas operações são realizadas para alcançar o maior grau de satisfação de quem está consumindo.
Dessa maneira se você está buscando para a sua empresa altos níveis de satisfação e da mesma forma, fidelização de clientes, é necessário dar atenção ao fulfillment e adotá-lo para gerenciar todo o processo logístico de sua loja virtual.
Você deve estar pensando neste momento: “mas esse é o objetivo de qualquer venda pela internet, não é?”. Sim, exatamente! Toda a diferença está em como esse processo acontece
Ao receber um pedido, grande parte dos lojistas virtuais vão até o estoque, fazem a separação do produto, preparam toda a embalagem e levam até a transportadora, para que possam postar. E no final, todo esse processo custa tempo e dinheiro.
Agora quem usa um serviço de fulfillment apenas recebe o pedido. Todo o trabalho logístico citado acima fica por responsabilidade de uma operadora terceirizada. Essa mesma prática pode ser uma grande aliada de quem procura reduzir despesas de armazenagem e transporte.
Por que é importante entender o que é fulfillment?
Como citamos acima, o fulfillment é um serviço que cuida de todos os processos logísticos de uma loja virtual: estoque, picking, packing, e também o transporte, incluindo trocas e devoluções.
Atualmente podemos ver uma grande tendência para a terceirização do fulfillment. Isso também pode ser explicado pelo fato de que para atender às necessidades dos clientes internamente, seria fundamental que a empresa contasse com uma estrutura física e também mão de obra que geraria altos valores de custo.
Também da mesma forma, gerir esse processo pode tirar o foco da empresa na sua atividade principal.
Neste cenário, existe diversas empresas surgindo no mercado oferecendo a gestão do processo de fulfillment, o que poderia facilmente reduzir os custos com encargos sociais, pagamentos de salário e também manutenção de uma estrutura física.
Falando de outro benefício da terceirização seria que a empresa terceirizada, por se focar exclusivamente em todo o processo em questão, acaba se especializando no mesmo e oferecendo um serviço mais eficiente.
Em um mercado mais competitivo e exigente como estamos nos dias de hoje, estabilizar uma parceria com uma prestadora de serviço que ofereça soluções tecnológicas inovadoras para o seu negócio pode ser um grande diferencial, otimizando todo este processo e minimizando o estresse da gestão.
Resumidamente, em vez de manter um estoque físico e fazer todas as etapas logísticas por conta própria, o lojista irá terceirizar todas essas atividades e também pode dar mais importância em se concentrar somente nas vendas.
Para um bom funcionamento e efetivo de todas essas tarefas, é fundamental uma equipe especializada e dedicada a cada setor, se mantendo sempre atualizada em relação às frequentes mudanças relacionado à produtos e também serviços de preferência dos consumidores e reagindo de maneira flexível e inovadora às novas tendências.
Indo na prática, todo este processo citado funciona mais ou menos dessa maneira: a loja virtual recebe o pedido do produto e o repassa para o operador de fulfillment. O comum e mais prático a se fazer é que essa transferência aconteça com a intermediação da tecnologia.
O sistema do lojista (normalmente um ERP) irá se comunicar com o sistema do operador de fulfillment, que também se responsabiliza por todo o resto do processo.
O lojista responsável precisa repor o estoque de seus produtos junto ao operador, e depois apenas deixar a atividade fluir normalmente.
Vantagens
Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), os gastos com armazenagem e manuseio representam, respectivamente, 19,3% e 14,8% dos custos logísticos das lojas virtuais.
O fulfillment pode ser uma opção interessante para quem busca reduzir essas porcentagens. Esse tipo de serviço tem várias vantagens atrativas. Confira algumas:
– Elimina a necessidade de manter um estoque próprio (e todos os custos fixos de manutenção, segurança e mão de obra decorrentes disso)
– Diminui o tempo gasto em processos logísticos internos (na prática, o lojista só precisa monitorar a quantidade de produtos em estoque e providenciar reposições quando necessário)
– Ajuda a escalabilidade do negócio, pois o crescimento de vendas não vem acompanhado de aumento de trabalho manual do lado do lojista
– Pode baratear as suas entregas (dependendo da localização do armazém de fulfillment)
– Gera ganho de agilidade na postagem de pedidos
– A expertise logística dos operadores de fulfillment trabalha a serviço do seu negócio
Desvantagens
Falando com um conceito logístico, o fulfillment não apresenta muitas desvantagens. Mas não deixa de ter alguns empecilhos, os principais problemas podem aparecer durante a execução de todo o serviço.
Alguns deles podem se tratar de atrasos nas postagens, erros na montagem dos pedidos, danos físicos em mercadorias, tudo isso está propenso a acontecer no dia a dia de qualquer loja virtual, utilizando ela um operador de fulfillment ou não.
Se por ventura os erros forem internos sendo assim, o lojista e toda a sua equipe podem trabalhar e pensar em formas de resolvê-los. Mas o que fazer se caso essas falhas vierem de outra empresa?
Essa talvez possa ser a principal desvantagem do fulfillment. A imagem do seu negócio acaba sofrendo uma transparência à qualidade dos serviços prestados por outra empresa. E isso nem sempre ocorre bem. Apesar de tudo isso, é possível sim encontrar operadores de confiança para implementar a sua estratégia de fulfillment.
Um ponto muito importante no momento de entender o fulfillment, é também saber quais são os benefícios no momento de aplicá-lo.
Sendo assim, é de grande importância conhecer tudo o que está envolvido nesta operação, e também entender como ela consegue atingir o consumidor de forma tão positiva.
O principal critério no momento da decisão da compra não é o preço baixo, principalmente se estivermos falando de fidelização.
Citando primeiramente o consumidor contemporâneo, que na qual o mesmo valoriza a experiência que o e-commerce possui e aplica em seus produtos dessa maneira, ficar satisfeito como um todo em relação aos processos que envolvem a compra é uma prioridade, para que ele não pense duas vezes em voltar a adquirir os produtos que deseja com você, da mesma forma também indicando a outras pessoas.
Se por acaso você não entregar aos clientes as informações que precisam, sua empresa não cumpre prazos de entrega ou da mesma forma entrega produtos em más condições, então todo o seu plano de destaque por preços atrativos não terá valor nenhum.
No máximo, o que pode acontecer é que o cliente compre uma vez com você, e não retorne mais. Dessa maneira fica mais fácil de entender o porquê existem marcas ou lojas que vendem produtos com valores muito acima do padrão, isso acontece devido a todo um processo de cuidado e entrega de serviços com qualidade.
Mas em todo esse contexto, que realmente é fulfillment?
É fazer com que todos esses serviços sejam realizados de uma forma mais eficiente. Desde toda a preparação do estoque, passando também pelo processamento de pedidos, a entrega e logística reversa (se for necessário), até a satisfação e fidelização também fazem parte do fulfillment. Dessa forma, esse conceito pode ser constituído nas seguintes etapas:
◆ Estoque: Se trata do armazenamento dos produtos, a localização correta e também as quantidades necessárias são de extrema importância para o cumprimento e a realização da entrega. Um exemplo de algum produto armazenado corretamente, reduz grandemente quaisquer chances de devolução e troca a pedido do cliente;
◆ Separação: a segunda etapa e não menos importante em nosso tópico. Se trata de processar o pedido dentro de um prazo viável para que a entrega seja realizada sem atraso;
◆ Embalagem: Da mesma maneira como no armazenamento, um detalhe fundamental e que pode evitar quaisquer tipos de prejuízo, é embalar o produto corretamente.
Não bastando ser apenas rápido, é necessário ficar atento para entregar em condições ideais ao seu consumidor para estar evitando trocas, devoluções e todo o custo geral que isso envolve;
◆ Transporte: seguindo o tópico com todos os demais processos citados anteriormente realizados de maneira correta, podemos se dizer que o transporte será um dos mais simples.
Porém fique atento à condução dos produtos até o automóvel e da mesma forma toda a sua movimentação dentro do veículo durante a viajem, tudo para garantir o bom estado de seus produtos. Ressaltando também a importância do prazo para o frete;
◆ Feedback: Caso tenha necessidade para uma logística reversa, a execução de qualidade deve ser prioridade da mesma forma como no primeiro envio efetuado.
Independente da situação, é de grande importância resgatar feedback dos consumidores de seu produto, usando-os como forma de impulso para cada dia a mais tornar esses processos melhores cada vez mais eficientes.
Essa são apenas algumas dicas de como funciona o fullfillment e que você pode implementar dentro da sua empresa, outra dica muito importante é a emissão de seus documentos fiscais para transporte.
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