Inscreva-se agora

Notícias de tendências

Ao usar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.
Pra que serve um manifesto de carga?
Dicas

Pra que serve um manifesto de carga? 

Essa é uma dúvida de muitas empresas que emite sua nota fiscal, ou emite seus conhecimentos de transporte, para que serve um manifesto de carga?

Quando a sua empresa tem um número muito alto
de notas fiscais emitidas e conhecimentos de transporte emitidos,
o MDFe é um aliado muito importante por consolidar
todas as informações em apenas um documento de transporte.

Quando se tem um número muito alto de lote registrado
nos documentos fiscais que estão sendo transportados,
a segurança deste documento e desta carga precisa ser maior,
tanto para empresa quanto para a fiscalização da mercadoria.

Dentro do MDFe é possível verificar todas as informações de quem transporta a mercadoria, e de quem envia a mercadoria
e pra onde essa mercadoria está indo.

A empresa que precisa monitorar de perto o início e o fim de cada operação de transporte também conta com a ajuda do manifesto de carga pois ao emitir, não se pode fazer outro MDFe para mesma placa a não ser que o último MDFe que foi emitido para aquela determinada placa tenha sido encerrado.

A fiscalização por sua vez é muito mais fácil,
devido a ter todas as informações em um único papel
e assim economizando muito tempo no processo.

Em quais casos preciso emitir um MDf-e ?

Os transportadores de conhecimento são obrigados a emitir um MDFe nas situações abaixo:

Carga Fracionada 

Essa carga é para todos aqueles clientes que precisam colocar mais de um CTe ou mais de uma NF-e dentro do seu MDF-e, mas atente-se
não é uma nota fiscal e um conhecimento, e sim, do mesmo modelo, por exemplo duas notas fiscais ou dois conhecimento de transporte.

Carga fechada

Esse modelo é exigido em operações interestaduais que trata-se apenas de um destinatário ou um único remetente, no caso um conhecimento de transporte ou uma nota fiscal.

Minha empresa pode emitir um Manifesto de carga? 

Pode sim, mas sua empresa precisa seguir alguns passos. Para emitir um MDF-e a empresa primeiramente precisa ser cadastrada juntamente a SEFAZ.

Você pode fazer esse cadastrado junto ao seu contador que vai lhe informar o que é preciso para sua empresa ficar de acordo e cumprir todas as regras da sefaz para emissão desse documento.

Depois de cadastrada, a empresa precisa de um certificado digital para fazer a assinatura desse documento eletrônico, após adquirir o certificado, precisa apenas de um software emissor de manifesto eletrônico que facilite a emissão, que ajude você a fazer seu documento de maneira simplificada.

Nesse momento pode contar com o software Resulka MDF-e que atende mais de 1.000 empresas e pode lhe ajudar a enviar seu manifesto dentro de todas as normas e exigências de fiscalização.

Onde posso verificar esse MDFe?

Se tratando de segurança de dados, é muito importante saber onde esses dados estão sendo armazenados e se estão seguros, para você que movimenta muita mercadoria, é inevitável um sistema que te ajude nesse processo de emissão de manifesto ou o encerramento do mesmo.

O Resulka tem um controle que faz uma busca diretamente no site do Portal MDF-e que sabe quando seu manifesto está em aberto ou já foi encerrado e traz isso pra você e lhe dando máximo controle nesse processo.

E se caso ainda tenha dúvida nesse processo, pode verificar diretamente dentro do site do portal e acompanhar seu processo dentro do site, mas no caso do Resulka MDF-e ele já faz todo esse processo para facilitar sua emissão e encerramento e você pode focar seu tempo em outras atividades.

Aproveite e baixe o Resulka MDF-e e faça o teste emitindo seus manifestos, e depois você me conta oque achou, ok? E quase ia me esquecendo, se tiver alguma dúvida pode entrar em contato diretamente com o suporte e tirar todas suas dúvidas.

Agora você já pode baixar e usar o ResulkaMDFe!

Resultado de imagem para botão quero baixar agora


Related posts