O manifesto eletrônico de carga vem se tornando cada dia mais importante na vida do empreendedor de transporte, mas ao mesmo tempo vários empreendedores têm dúvidas de como fazer a emissão dele.
Hoje eu estou aqui para te ajudar em uma dúvida que é bem simples mas que acaba complicando bastante o transporte das mercadorias.
A carga precisa ser fracionada ou fechada sempre? Fique tranquilo que vamos te ajudar em poucas palavras a verificar como é esse processo por completo.
O que é carga fechada no manifesto eletrônico de carga?
Trata-se da modalidade em que o caminhão é utilizado exclusivamente por um embarcador, em função de algumas das razões abaixo.
- A quantidade de mercadoria é suficiente para lotar o caminhão inteiro para seguir na viagem.
- A natureza da mercadoria justifica que ela vá sozinha dentro do veículo mesmo que ela não tenha ocupado totalmente o espaço do caminhão.
- É feita a entrega imediata da mercadoria em um determinado lugar, diferente da carga fracionada.
Os valores acabam variando muito entre a fracionada e a fechada, depende também da exigência do comprador para que a mercadoria seja entregue com mais rapidez.
Em vários casos, incluindo o varejo de eletrônicos, a carga fracionada é a única forma de fazer a entrega de mercadorias. Mesmo assim ainda existem casos em que seja a mudança inteira de um escritório, aí é preciso fazer uma carga só.
Carga fracionada
Essa opção é diferente da opção de cima por se tratar de pequenas entregas de mercadorias, essas não ocupam o espaço completo do veículo selecionado para o transporte.
Um exemplo básico é você utilizar um caminhão baú para transportar apenas uma cadeira de escritório, então nesse caso é preciso preencher o lugar com outras mercadorias para que seja otimizado as entregas e também o combustível.
Com esse modelo é possível agrupar vários tipos de mercadorias dentro de um único transporte.
Com o passar do tempo esse modelo ficou muito mais comum por se tratar na maioria das vezes muito mais vantajoso para o transportador. Um exemplo é pegar várias cargas e transportá-las dentro da cidade.
É muito mais vantajoso você pegar várias pequenas cargas e fazer várias entregas pela cidade do que pegar apenas uma e fazer uma entrega grande.
Quantos manifestos eletrônicos de carga devo emitir por vez?
Chegamos a pergunta chave do nosso post, a resposta certa é, depende do seu tipo de carga.
Deverá ser emitido um manifesto eletrônico para cada UF de descarregamento, e cada um deles precisa conter somente os dados das mercadorias que serão entregues ou descarregadas no respectivo estado.
E cabe a informação que não poderá ter mais de um MDFe para a mesma UF de descarregamento, independente da quantidade de descarregamentos realizados naquele estado.
Ou seja, você pode fazer várias entregas em diferentes estados contando que cada um tenha a sua nota fiscal completa dentro do MDFe.
O MDFe é encerrado somente quando todas as mercadorias forem entregues nos seus respectivos estados de acordo com o percurso.
Tome muito cuidado quando fizer esse tipo de documento porque pode acontecer do MDFe ser rejeitado ou sua empresa ficar perdida no meio do processo. Lembre-se que quando fizer um MDFe a placa fica atrelada e não é possível emitir mais para aquele mesmo caminhão até a mercadoria ter sido entregue e ele encerrado.
O ResulkaMDFe pode te ajudar
Sabemos que a emissão do manifesto eletrônico de carga é um tanto quanto complexa, mas para deixar todo o processo mais fácil foi criado um sistema para emissão chamado ResulkaMDFe.
Nele você pode emitir seus manifestos de carga de maneira simples e sem complicações, basta apenas clicar no botão abaixo e fazer o download agora mesmo.
Temos uma equipe de suporte que está pronta para te atender em todas suas dúvidas referente a emissão, clique e baixe agora!
Related posts
É possível alterar MDFe já emitido?
Eventos do MDFe
Inscreva-se agora
Dicas
Qual a importância do Suporte Técnico?
Estando em uma empresa, muitas necessidades e serviços aparecem no meio do caminho, e é nesse momento que vem a…
Como fazer pequenos fretes lucrativos – Tire todas as suas dúvidas
No mercado de pequenos fretes atualmente existem muitos segmentos de carga a ser transportada, desde máquinas até mesmo cargas de…
Guia definitivo sobre MDFe
Neste conteúdo iremos tratar sobre o que é MDFe, guiar seus primeiros passos e mostrar por onde começar! Se você…
Combustível adulterado – Aprenda a identificar agora
Tudo começa quando o veículo é ligado e o a queima de combustível é iniciada, logo nesse processo e aparece…
Como fazer pequenos fretes lucrativos – Tire todas as suas dúvidas
No mercado de pequenos fretes atualmente existem muitos segmentos de carga a ser transportada, desde máquinas até mesmo cargas de…
Combustível adulterado – Aprenda a identificar agora
Tudo começa quando o veículo é ligado e o a queima de combustível é iniciada, logo nesse processo e aparece…
Comprar caminhão por consórcio ou financiado? Tire todas as suas dúvidas agora!
Comprar caminhão é uma das decisões mais importantes dentro de uma transportadora, porque afeta diretamente o faturamento da empresa. A…
Como fazer a roteirização de frotas na sua empresa?
A roteirização de frotas é cada vez mais valorizada pelas empresas brasileiras. Na busca por aumentar a eficiência das entregas…