Quando o cliente procura sua empresa para determinado serviço, automaticamente nesse processo existe uma negociação entre você e o cliente para assim fecharem o contrato.
Geralmente são as duas moedas da negociação que precisam se ajudar, o cliente que possui o capital para pagar o serviços do fornecedor, e também o fornecedor, que tem poder para ajudar o cliente com seus serviços.
Nesse meio acontece a negociação, para as duas partes se ajudarem de forma que todos ganhem, portanto essa parte é muito importante que você empreendedor tenha bons argumentos para conseguir fechar de a contratação.
Então fica ligado nas dicas abaixo, elas vão ajudar sua empresa a aumentar as chances de negociação.
1- Conheça o seu mercado
Se você tem uma transportadora, provavelmente os custos de cada viagem estão na ponta do lápis, custos como combustível, rota que vai ser usada, e principalmente o tempo gasto.
Tudo isso precisa ser incluído na negociação porém não totalmente exposto ao cliente, o interesse do cliente nesse momento é apenas a entrega da mercadoria.
Portanto, sempre tenha em mente quanto você vai gastar, e isso já é mais conhecimento sobre o seu mercado e com certeza pode ajudar muito na negociação.
2- Escute o seu cliente
Um dos principais pontos da negociação é o diálogo, por isso todas as partes precisam se manifestar, mostrar seus argumentos. e quando um lado faz isso, o outro precisa escutar e manter total atenção a proposta que está sendo feita.
Além de ser um ponto importante é uma forma de gentileza ouvir o que a outra pessoa tem a dizer sobre o assunto abordado. e a conversa se torna produtiva.
Você sendo gentil em escutar o que o cliente tem a dizer, aumentar sua chances de seu cliente fazer a mesma coisa quando você se pronunciar.
3-Seja flexível com a negociação
No momento da negociação, sempre demonstre interesse em resolver o problema do seu cliente, não faça um atendimento engessado seguindo apenas um script.
Ofereça ao cliente uma condição especial que está dentro do seu plano, que não vai te custar mais serviço, apenas com isso o cliente já se sente mais acomodado ao ver o que sua empresa está fazendo por ele.
Em contrapartida, tenha ideias firmes, não esqueça que do outro lado também tem uma pessoa defendendo seus interesses, que podem ir contra o seus, isso acontece sempre no mercado, portanto os dois precisam se respeitar
4- Controle sua ansiedade
Muitas vezes em uma negociação, o negociante precisa manter a calma, mesmo que a situação esteja totalmente favorável, o contrato ainda não foi assinado, então não se precipite.
Qualquer deslize nesse processo, a sua negociação pode estar arruinada.
Mas não é somente em boas negociações que o nervosismo aparece, tem aquelas que estão mais travadas que também precisa de atenção ao participar, para não colocar tudo a perder.
Lembre-se a paciência é uma virtude, e nesse momento é muito importante para conseguir um acordo bom para os dois lados.
5- Tenha um bom ambiente para negociação
Em uma negociação o clima precisa ser agradável, onde o cliente não se sinta ameaçado, então se possível construa um ambiente onde seu cliente se sinta seguro.
Uma sala com café, algumas decorações, isso já ajuda o cliente a sentir mais confortado, e também mais propenso a fechar o seu acordo.
Tenho certeza que com essas dicas fica muito mais fácil para sua empresa conseguir um bom contrato.
Conseguindo um contrato o próximo passo é fazer a emissão dos documentos, e para isso o ResulkaMDFe facilita sua vida emitindo seus manifestos de transporte.
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