A dúvida comum entre os empreendedores do meio de transporte de mercadorias é se vale a pena ter uma frota própria ou vale mais apenas terceirizar esse serviço, nesse post irei ajudar você a sanar essa sua dúvida.
Os dois serviços tem a suas vantagens e as suas desvantagens, geralmente depende muito do tipo da sua empresa para definir qual a melhor frota.
Vantagens da frota própria
Quando se tem a sua própria frota, os processos referentes a entrega e controle dos processos são muito mais simples devido a ser tudo centralizado dentro da sua empresa, e também com muito mais agilidade em todo o geral.
Tudo que é feito dentro da sua frota, como por exemplo planejamento de entrega, ou também o custo de reparo e manutenção, são todos responsabilidade da sua empresa, então todo esse processo que sabemos que é complicado, mas a empresa tem a gestão completa.
Caso tenha algum problema no transporte, ou também na entrega, você pode ter contato mais rapidamente com o seu cliente através do seu funcionário.
Outra vantagem que uma frota própria pode te proporcionar é ter os veículos próprios e motoristas contratados pela empresa, isso gera uma confiança grande dentro do grupo, pois o controle se torna muito grande e impacta na agilidade de cada entrega e também na tomada de decisões.
Geralmente para se ter uma frota própria dessa maneira, é preciso um grande investimento, porem, os carros estão disponíveis caso tenha algum imprevisto na entrega.
Desvantagens de ter sua própria frota
De outro lado nem tudo que a frota oferece é bom, temos a parte ruim e os impactos causados por ter frota própria.
Um deles é a administração de tudo isso, os carros, os motoristas, as manutenções que são muito importantes para deixar a frota sempre funcional.
Além disso, é necessário realizar o pagamento do salário de todos os funcionários da empresa, e mais importante, os novos funcionários precisam de ter treinamento para o trabalho, para realizar de maneira eficiente.
Nesse meio também ocorre o risco da depreciação dos veículos, precisando assim realizar a troca de peças e até mesmo algumas manutenções pesadas, que geralmente tem o custo elevado.
Os impostos que são pagos por ter os veículos e também o salário são altos, então pra manter uma frota própria pode ser vantajoso em alguns pontos, porém também tem o seus contras.
Frota terceirizada
Quando se terceiriza esse serviço, tudo que é custeado está dentro do contrato assinado, então é muito mais fácil saber o custo de tal operação.
Devido a isso, o empreendedor provavelmente não terá nenhuma surpresa referente a entrega porque o veículo pode ser rapidamente trocado e não tendo nenhum custo a mais para fazer isso.
Uma outra vantagem é que você não precisa se preocupar com a depreciação dos veículos ou também de ter que arcar com alguma manutenção, pois isso fica todo para o lado da empresa que fornece os veículos.
Os motoristas de aluguel também são um ponto positivo, assim realizando o contrato apenas com a certeza do serviço e também são especializados para cada serviço prestado.
Com a frota terceirizada sua empresa não precisa se preocupar em vender os veículos ou pesquisa de preços para aquisição de um novo porque tudo isso está dentro do contrato na hora de contratar um terceiro.
Desvantagens da frota terceirizada
As desvantagens são apenas no setor de gestão, porque tendo trabalhadores e veículos terceirizados, alguns processos não ficam totalmente centralizados como por exemplo a emissão dos documentos.
Corre o risco do trabalhador terceirizado ou da empresa não fazer as manutenções corretas e também não monitorar e acabar tendo que ter um retrabalho dentro desse processo.
Então qual devo escolher?
Escolher o melhor para sua empresa depende muito do tipo de operações de transporte que você utiliza.
Caso sua empresa seja de pequeno porte, é mais aconselhável usar uma frota terceirizada porque o controle fica mais por parte da empresa contratada.
Porém se caso precise de um controle maior, a melhor opção é uma frota própria para gestão interna da sua empresa.
Então analise muito bem as suas entregas, liste todos os processos usados e também a estrutura do seu negócio e verifique as vantagens e desvantagens de cada uma para uma escolha mais assertiva.
Dito isso, escolhendo a frota terceirizada ou frota própria, a emissão de documentos fiscais não muda, portanto sendo parte muito importante nesse processo.
O ResulkaMDFe pode lhe trazer a simplicidade e a eficiência que precisa para emitir em qualquer um desses dois processos.
Baixe e comece a utilizar agora mesmo e tenha rapidez nas suas emissões e o melhor, sem ter dor de cabeça!
Related posts
Emitir MDFe – Tire todas as suas dúvidas
Principais erros na emissão do MDFe
Inscreva-se agora
Dicas
Qual a importância do Suporte Técnico?
Estando em uma empresa, muitas necessidades e serviços aparecem no meio do caminho, e é nesse momento que vem a…
Como fazer pequenos fretes lucrativos – Tire todas as suas dúvidas
No mercado de pequenos fretes atualmente existem muitos segmentos de carga a ser transportada, desde máquinas até mesmo cargas de…
Guia definitivo sobre MDFe
Neste conteúdo iremos tratar sobre o que é MDFe, guiar seus primeiros passos e mostrar por onde começar! Se você…
Combustível adulterado – Aprenda a identificar agora
Tudo começa quando o veículo é ligado e o a queima de combustível é iniciada, logo nesse processo e aparece…
Como fazer pequenos fretes lucrativos – Tire todas as suas dúvidas
No mercado de pequenos fretes atualmente existem muitos segmentos de carga a ser transportada, desde máquinas até mesmo cargas de…
Combustível adulterado – Aprenda a identificar agora
Tudo começa quando o veículo é ligado e o a queima de combustível é iniciada, logo nesse processo e aparece…
Comprar caminhão por consórcio ou financiado? Tire todas as suas dúvidas agora!
Comprar caminhão é uma das decisões mais importantes dentro de uma transportadora, porque afeta diretamente o faturamento da empresa. A…
Como fazer a roteirização de frotas na sua empresa?
A roteirização de frotas é cada vez mais valorizada pelas empresas brasileiras. Na busca por aumentar a eficiência das entregas…