Inscreva-se agora

Notícias de tendências

Ao usar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.
Entenda de uma vez os crimes tributários
Dicas

Entenda de uma vez os crimes tributários 

Em algum momento você deve ter ouvido falar do termo crimes tributários, um dos problemas em ser um empreendedor é pagar tributos exagerados,
e para fugir disso, alguns empresários estão optando por sonegar alguns impostos.

O Brasil é um dos países que têm cargas tributárias elevadas e o termo sonegação é bem comum porque é uma forma de pagar menos impostos.

Mas esse pensamento está totalmente incorreto porque não realizando o pagamento dos impostos a empresa pode estar trazendo problemas futuros onde pode levar até a fecharem as portas.

Enganar a fiscalização pode parecer uma ideia ótima para economizar no fim do mês, mas pensando futuramente o problema que isso pode causar é muito maior do que o lucro que vai obter.

Tipos de crimes tributários

Como dito acima os crimes tributários são todos aqueles que tem o objetivo de enganar a fiscalização para sonegar impostos que estão previstos em lei.

Isso vai desde prestar informações falsas ou omiti-las, falsificar documentos fiscais, negar ou deixar de fornecer notas fiscais, emitir documentos com valores menores, e também deixar de recolher tributos.

Infelizmente esse tipo de ação é comum no meio fiscal das empresas em todo o país. Mas com a evolução da tecnologia essas práticas estão sendo descobertas e penalizadas.

Uma informação importante é que acumular o atraso do pagamento dos impostos não se configura como crime tributário, isso é apenas uma inadimplência como qualquer outra.

Os crimes a seguir detém características que os distinguem. veja abaixo:

Fraude

Isso pode ser caracterizado como “ato de má fé” porque consiste em algum documento fiscal que é modificado visando diminuir os valores tributários e os pagamentos dos impostos.

O objetivo é bem simples, diminuir o valor a ser descontado, esse ato é feito por algum vinculado a empresa e totalmente consciente.

Sonegação

A sonegação ocorre quando uma empresa faz a venda normal do seu produto, porém não faz nenhum tipo de emissão de nota fiscal para comprovar a venda para o fisco, impedindo assim que a autoridade faça o reconhecimento da transação.

Com isso os envolvidos na operação não pagam os tributos previstos pela lei. Alguns gestores tem o costume de sonegar um número reduzido de notas, para dificultar a identificação do crime, geralmente de notas com valores mais altos.

Conluio

Por fim mas não menos importante temos o conluio, ocorre quando duas ou mais pessoas se unem para obter os benefícios de fraude ou sonegação.

Geralmente para que ocorra esse tipo de operação existe uma propina paga para os auditores fiscais, que aprovam as contas e descaracterizam os crimes a partir de sua autoridade.

Os riscos do crime tributário

Apesar de parecer resolver vários problemas a princípio, os crimes tributários podem ser prejudicial ou fatal para sua empresa, as multas podem levar a seu negócio a falência e você precisar fechar as portas.

Acertar as dívidas da sua empresa e andar junto ao fisco pode fazer o seu sonho de se tornar um empreendedor de sucesso muito mais fácil.

Uma dica é deixar a parte tributária com quem entende do assunto, procurar uma contabilidade para gerir a sua tributação é uma boa ideia.

Além disso o Resulka MDFe pode ajudar a emitir seu MDFe de forma segura, qualquer informação que esteja incorreta na emissão você é avisado imediatamente.

Então não perca tempo, clique no link abaixo e faça o teste gratuito e veja você mesmo como é simples emitir pelo Resulka.

Resultado de imagem para botão quero baixar agora

Related posts