Inscreva-se agora

Notícias de tendências

Ao usar nosso site, você concorda com o uso de nossos cookies.
Como fazer gestão de transporte de maneira eficiente
Dicas

Como fazer gestão de transporte de maneira eficiente 

Quem trabalha com a gestão de transporte sabe a real diferença em ter uma empresa organizada internamente e externamente, as boas práticas ajudam muito essa empresa a se destacar e ter uma boa imagem.

Claro que somente com boa imagem uma empresa não consegue viver, porém isso ajuda muito quem olha por fora e acompanha o processo interno da empresa, talvez possa até ser um diferencial para a escolha do cliente para a empresa.

Quem trabalha fazendo esse processo de gestão de transportes precisa ficar atento às novidades e também aos colaboradores internos, e buscar sempre metodologias que consigam fornecer um crescimento tanto para o funcionário quanto para a empresa.

Mas nem tudo são rosas, existem alguns processos em que o gestor acaba ficando confuso e se perdendo e acaba prejudicando o desempenho da empresa, e para que isso não aconteça, separei algumas dicas para melhorar ainda mais os processos dos gestores de transporte.

O que é a gestão de transporte?

Ela nada mais é do que uma ajuda no processo interno da empresa e tem impacto direto no desempenho dos comércios, ajudando na parte de roteirizar os percursos, acompanhar o andamento das entregas, gerenciar documentos e controlar a frota de caminhões.

A boa gestão está ligada a aumentar a eficiência com o menor custo possível e cada vez mais se preocupando com o meio ambiente.

Alguns empreendedores que já conhecem o processo dizem que uma empresa com uma boa gestão é aquela que tem a capacidade de planejar, executar e otimizar a movimentação de toda mercadoria. Isso inclui mercadorias de entrada e de saída

Outro ponto muito importante na gestão de transporte é a capacidade de otimizar ainda mais os processos internos, em outras palavras é basicamente melhorar o que já é bom para a empresa, seja reduzindo esforços ou até mesmo o custo.

Esse processo inclui também a tecnologia que é um grande aliado dessas empresas, onde o gestor consegue transformar dados em informações úteis para decisões estratégicas.

Como melhorar a gestão de transporte?

Não adianta nada colocarmos várias informações na mesa e exigir uma mudança drástica, o gestor precisa fazer o básico e entender todos os processos para então seguir com as otimizações. Confira agora as dicas.

Determine metas para o negócio

Quando o gestor estabelece metas para a equipe ele traça um caminho para todos seguirem e chegarem mais além, isso ajuda motivando a equipe e busca sempre resultados sólidos. 

Dessa forma é possível fazer um estudo de caso após a finalização do período, saber os pontos fortes e fracos de todos do time e procurar melhorias em todos os setores.

Mas tome muito cuidado com as metas, elas podem ser um tiro que sai pela culatra e acabar mais atrapalhando do que ajudando, não coloque metas muito altas que sejam impossíveis de alcançar, sua equipe se sentirá desmotivada e não trará tanto resultado.

Quando se tratar de realmente fazer metas eficientes, procure fazer pelo método SMART, ela precisa ser específica e detalhar o máximo de todo o objetivo, precisa ser mensurável e atingível, precisa ser relevante para toda a equipe e ter um tempo de início e o de finalização. 

As metas têm como função tirar a equipe da zona de conforto e estimular a alcançar novos objetivos sendo escritas de forma positiva e nunca negativa.

Planejamento

Acredito que esse tópico não seja novidade para nenhuma empresa porque é um processo básico é muito importante para toda a empresa, um exemplo básico é sair sem planejamento de rota para fazer uma entrega, talvez o caminho que escolha na hora não seja o melhor, portanto vamos colocar alguns pontos importantes.

Tenha em mão sempre as informações de faturamento de cliente, valor de frete e custo de combustíveis. Essas são algumas das informações que você precisa para fazer uma boa gestão de transporte.

Verifique também o tempo das revisões dos veículos para evitar de acontecer um imprevisto e acabar tendo que deixar o caminhão na oficina.

Caso isso aconteça serão 2 fatores que vão impactar diretamente no orçamento da sua empresa, um deles é porque terá que pagar para realizar a troca da peça danificada, e o segundo ponto é que vai precisar deixar um caminhão sem funcionamento naquele período.

Tenha sempre em mãos os melhores clientes da sua carteira, aqueles clientes que juntos fazem de 20% a 25% da sua carteira, não deixe de fora os melhores funcionários e também os melhores veículos para um bom planejamento.

Controle sobre o dinheiro

Dentro do universo do gestor de transporte ele precisa ficar perto de todas as áreas para identificar pontos de melhoria, nesse processo também entra o financeiro da empresa.

Em alguns casos o orçamento pode ser apertado mas é trabalho do gestor ajudar a melhorar e trazer mais economia.

É de suma importância conhecer todos os custos que estão envolvidos e principalmente encontrar falhas no processo, aqueles que podem atrapalhar e comprometer o orçamento.

O mais importante de tudo isso é ter disciplina, utilizar a tecnologia a seu favor para evitar reembolsos ou até mesmo problemas com pagamentos atrasados.

Existem duas despesas que podem acabar com seu descanso, são as dívidas de combustíveis e também a de manutenção, muitas vezes podem acontecer em momentos inusitados e dar uma balançada no faturamento, portanto esteja preparado.

Equipe treinada

Aqui é um dos processos principais que se caso a sua empresa não faça, recomendo fortemente que comece a fazer o quanto antes. O desempenho de um colaborador experiente é crucial para toda a empresa. 

Invista em treinamentos para a sua empresa e capacite os colaboradores para trabalharem cada vez melhor, o mercado sempre está se atualizando e novas técnicas estão sempre surgindo e com isso vem a otimização de todo o processo.

Uma frase conhecida de William Glasser é que “o melhor jeito de aprender é ensinar”, então para que a empresa economize um pouco, é possível pegar um colaborador mais antigo e colocá-lo para treinar novas pessoas.

Dentre os treinamentos o que mais precisa ser feito é o de segurança no trabalho, afinal o capital humano da empresa é muito mais importante que todas as máquinas e sistemas utilizados dentro da empresa.

Utilize a tecnologia

Esse ponto é imprescindível, a tecnologia vem crescendo muito ultimamente e você precisa aproveitar essa onda e colocar ela para trabalhar dentro da sua empresa.

O investimento em soluções pode ser uma ótima estratégia para aumentar o nível de precisão do negócio para organizar as tarefas.

Isso porque com a tecnologia é possível verificar todos os pontos fortes e fracos dentro da empresa e melhorar toda a organização e automatizar processos.

Um deles é na emissão de manifestos eletrônicos onde você pode utilizar o ResulkaMDFe para emissão e automatizar o processo de fazer o documento eletrônico.

Somente aqui é possível ganhar um tempo na emissão e utilizar o tempo para outros processos. Além disso, caso tenha algum imprevisto, o suporte totalmente treinado está disponível para ajudar.

Clique no link abaixo e baixe agora mesmo o ResulkaMDFe

Resultado de imagem para botão quero baixar agora

Related posts