Talvez esse seja o seu caso, que como muitas empresas, também optou por transportar carga própria pois vamos te mostrar neste post como se preparar para que você obtenha êxito no transporte, até porque são necessários alguns cuidados a mais se compararmos com o processo tradicional onde você contrata uma transportadora e todo o serviço de translado fica por conta de terceiros.
Mas fique tranquilo(a)! Não é nenhum bicho de sete cabeças e até o final do conteúdo você terá todos os primeiros passos para começar.
Primeira coisa para transportar carga própria: Armazenamento
Agora não é mais de responsabilidade da transportadora que seu produto chegue em perfeitas condições ao cliente, é dever da sua empresa
portanto é necessário maior atenção nos processos ainda dentro do armazém, ou seja: Organize muito bem seu estoque e garanta que os produtos estejam em perfeitas condições.
Pois quanto mais organizado estiver o armazém e eficaz no processo de separação e expedição consequentemente a entrega ao consumidor final será muito mais rápida.
Já percebemos que em tempos onde as compras pela internet estão tomando grande proporção de crescimento, uma entrega rápida impacta diretamente na satisfação de nossos clientes, portanto o primeiro passo para realizar transporte de carga própria é organizar na empresa o setor de estoque, armazenamento e expedição.
O passo crucial: MDFe e NFe como andar em dia com o fisco!
Agora vamos conversar sobre o passo de extrema importância!
De nada adianta uma empresa bem organizada, entregas rápidas e bons produtos se durante uma entrega ou outra termos os veículos da empresa apreendidos e os produtos confiscados.
Vamos entender como se faz para estar em dia com o fisco e garantir mais segurança para o cliente e também para a empresa, evitando prejuízos e transtorno para os clientes que aguardam as mercadorias.
É sua empresa quem emite a NFe da carga própria
Além do MDFe que vamos falar daqui a pouco, sua empresa também precisa emitir a NFe dos produtos que estão sendo transportados, se porventura isso não acontecer você pode receber multas e até mesmo a apreensão da mercadoria.
É preciso uma atenção maior no time
O setor de transporte de sua empresa não irá demandar funcionários com conhecimentos técnicos profundos sobre alguma área específica, geralmente os motoristas tem baixo nível de escolaridade e sem grandes exigências.
Porém você precisa se atentar com o atendimento desses profissionais ao cliente, afinal ele terá contato direto e a forma como o motorista trata o cliente impactará muito na percepção de valor do cliente para com a empresa e obviamente, um atendimento eficaz e agradável é diferencial competitivo em qualquer ramo de negócio.
Procure cuidar desse time também, dando treinamento se necessário no que diz respeito ao atendimento ao cliente, cuidados com os veículos, cumprimentos de prazos de entrega etc.
Mais vale um cliente bem tratado do que uma entrega rápida. Se atente!
MDFe um dos mais importantes documentos
Mesmo a carga sendo própria você precisa atender todas as exigências fiscais, uma das coisas mais importantes é a emissão do MDFe (Manifesto de Documento Fiscal eletrônico).
O MDFe é um documento que informa os principais dados do transporte:
* Informações do veículo
* Dados do motorista
* Remetente e destinatário
* Informações do seguro de transporte
Assim como a NFe o MDFe possui validade jurídica pois também é assinado pelo certificado digital do emitente, no caso a sua empresa.
O MDFe veio para reduzir a burocracia do transporte de cargas portanto possui apenas versão eletrônica e em apenas um documento você terá todos os documentos fiscais da carga vinculados.
Para emitir MDFe você não necessita de um sistema completo de gestão que quase sempre sai caro e vai elevar seus custos, o que é preciso na verdade é um emissor eficaz e rápido especializado em MDFe.
Você pode emitir seus MDFe com total segurança e tranquilidade utilizando o ResulkaMDFe, um emissor completo para você andar em dia com o fisco e levar segurança e confiabilidade aos seus clientes.
Faça um teste sem compromisso de 30 dias e comprove!
Se precisar de ajuda também pode chamar nosso time no chat que te ajudamos na emissão, até você pegar o jeito, vamos?
Logo abaixo vamos deixar o botão para você baixar e já utilizar o ResulkaMDFe.
Vai transportar carga própria? 2 coisas cruciais para se preparar
Related posts
O que é CIOT e qual sua funcionalidade?
Inscreva-se agora
Dicas
Qual a importância do Suporte Técnico?
Estando em uma empresa, muitas necessidades e serviços aparecem no meio do caminho, e é nesse momento que vem a…
Como fazer pequenos fretes lucrativos – Tire todas as suas dúvidas
No mercado de pequenos fretes atualmente existem muitos segmentos de carga a ser transportada, desde máquinas até mesmo cargas de…
Guia definitivo sobre MDFe
Neste conteúdo iremos tratar sobre o que é MDFe, guiar seus primeiros passos e mostrar por onde começar! Se você…
Combustível adulterado – Aprenda a identificar agora
Tudo começa quando o veículo é ligado e o a queima de combustível é iniciada, logo nesse processo e aparece…
Como fazer pequenos fretes lucrativos – Tire todas as suas dúvidas
No mercado de pequenos fretes atualmente existem muitos segmentos de carga a ser transportada, desde máquinas até mesmo cargas de…
Combustível adulterado – Aprenda a identificar agora
Tudo começa quando o veículo é ligado e o a queima de combustível é iniciada, logo nesse processo e aparece…
Comprar caminhão por consórcio ou financiado? Tire todas as suas dúvidas agora!
Comprar caminhão é uma das decisões mais importantes dentro de uma transportadora, porque afeta diretamente o faturamento da empresa. A…
Como fazer a roteirização de frotas na sua empresa?
A roteirização de frotas é cada vez mais valorizada pelas empresas brasileiras. Na busca por aumentar a eficiência das entregas…