Você já ouviu falar sobre Logística Integrada? Sabe o que esse conceito pode agregar para o seu negócio? Essa certamente é uma das dúvidas que surgem entre os gestores que buscam ganhar eficiência nos processos de logística.
Ter uma cadeia de suprimentos integrada parece impressionante, mas o que isso realmente significa e como difere de uma cadeia de suprimentos não integrada? De forma bem simples, a Logística Integrada acaba com a realidade de processos desconectados e operações funcionando em silos separados.
As empresas que possuem uma Logística Integrada aumentam sua flexibilidade para se ajustar às solicitações dos clientes, ações dos concorrentes e eventos externos do mercado. Elas também reduzem o desperdício e os custos. No geral, com uma cadeia de suprimentos integrada, é possível ganhar uma vantagem sobre a concorrência e beneficiar toda a organização.
Quer entender melhor o conceito de Logística Integrada e conhecer todos os seus benefícios? Confira logo a seguir!
O que é Logística Integrada?
A definição de Logística Integrada, em alguns aspectos, parece idêntica à de logística. Porém, contém uma diferença fundamental: a integração de cada etapa, tanto com a fase de planejamento quanto com a fase de controle. Ou seja, a Logística Integrada, além de tratar de tudo relacionado à logística tradicional, se conecta também com os departamentos de produção, marketing e todos os demais departamentos da empresa.
Quando falamos em Logística Integrada, estamos nos referindo a uma nova abordagem para gerenciar as fases que distinguem a logística.
A tecnologia é uma aliada muito valiosa da Logística Integrada: permite manter todos os elementos, internos ou externos à empresa, atualizados em tempo real. Dessa forma, é possível acompanhar todas as etapas que um produto percorre antes de chegar ao consumidor final.
A arquitetura da Logística Integrada
A arquitetura de Logística Integrada, por um lado, permite a correta gestão de armazéns, transportes e materiais. Por outro lado, integra-se com diferentes funções dos processos de negócio. Por exemplo:
-
Função de produção
- Planejamento de produção
- Otimização dos fluxos de abastecimento de materiais
- Organização de áreas de armazenamento
- Sistemas de manuseio de materiais
-
Função de abastecimento
- Seleção e controle de fornecedores
- Planejamento de compras
-
Função de marketing
- Definição correta de serviços
- Design de embalagem
- Design de campanhas de marketing
-
Função de estoque e transporte
- Gerenciamento dos estoques
- Separação dos pedidos para entrega
- Constituição da frota de veículos
- Roteirização dos trajetos
- Transporte das mercadorias ao destino
Além disso, dependendo dos processos internos de cada empresa, podem ser adicionadas várias outras funções relevantes para o processo de logística. Em qualquer caso, a variação de cada um deles inevitavelmente mudará também os processos logísticos.
Benefícios da Logística Integrada
Quando incorporada nos processos da empresa, a Logística Integrada oferece uma série de benefícios:
Flexibilidade
A capacidade de ser flexível e se adaptar a diferentes situações é importante em qualquer setor competitivo. Adotar a Logística Integrada permite que as empresas façam isso com muito mais rapidez e fluidez do que seria possível com um modelo de logística tradicional.
Um exemplo dessa flexibilidade é a capacidade de reagir rapidamente a mudanças nos pedidos de um cliente depois que as mercadorias já estavam na etapa de separação – garantindo a eficiência na entrega dos produtos.
Maior colaboração e visibilidade
Na Logística Integrada, é importante conectar tantas áreas quanto possível para permitir uma forte colaboração com o objetivo final de reduzir custos, desperdício, tempo de produção e tempo de resposta. Em vez de permitir que diferentes funções empresariais operem separadamente, uma cadeia de suprimentos integrada promove a centralização para garantir visibilidade em toda a empresa.
De acordo com uma pesquisa com clientes da Oracle, 82% das empresas conseguiram aumentar sua entrega no prazo, colaborando em toda a organização para otimizar projetos de novos produtos para otimizar o fornecimento, a fabricação e as operações. A mesma pesquisa descobriu que as empresas que usaram aplicativos em nuvem para aumentar a visibilidade – de compradores a fornecedores – encontraram um aumento de 35% na satisfação do cliente.
Sem essa visibilidade, quando ocorrem interrupções, é difícil reagir para otimizar os processos de negócios. Ao alinhar e integrar sua cadeia de suprimentos, você pode deixar de ter suas equipes trabalhando com finalidades cruzadas para compartilhar informações perfeitamente para um aumento na visibilidade e colaboração entre operações.
Atendimento de toda a demanda
Diretamente relacionado ao aumento da visibilidade está a maior capacidade de permanecer no topo da demanda. Sem a linha de visão fornecida por uma Logística Integrada, seria virtualmente impossível equilibrar a oferta e a demanda.
Com Logística Integrada, cadeia de suprimentos, inovação de produtos e estratégias financeiras, as empresas estão mais bem posicionadas para prever a demanda e agir de acordo. A cadeia de fornecimento cada vez mais global de hoje precisa ser capaz de acomodar ciclos de vida de produto mais curtos, mercados emergentes e economias flutuantes. Combinar inovação com logística, finanças e gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos é uma forma de garantir que as empresas estejam respondendo adequadamente às mudanças na demanda.
Eliminação do desperdício
Manter uma cadeia de abastecimento sustentável não é fácil. Neste sentido, o aumento da agilidade permite que as organizações respondam com eficácia à imprevisibilidade. Uma combinação de práticas ágeis e enxutas da cadeia de suprimentos costuma ser a melhor opção. Para isso, é fundamental investir na Logística Integrada para reunir dados de todas as operações relevantes.
Você já conhecia o conceito de Logística Integrada e todos os seus benefícios? Compartilhe este post com alguém! Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Chame o nosso time de suporte!
Related posts
ResulkaMDFe o que ninguém te falou!
5 Dicas para uma viagem segura
Aprenda a encerrar mdfe corretamente
Inscreva-se agora
Dicas
Qual a importância do Suporte Técnico?
Estando em uma empresa, muitas necessidades e serviços aparecem no meio do caminho, e é nesse momento que vem a…
Como fazer pequenos fretes lucrativos – Tire todas as suas dúvidas
No mercado de pequenos fretes atualmente existem muitos segmentos de carga a ser transportada, desde máquinas até mesmo cargas de…
Guia definitivo sobre MDFe
Neste conteúdo iremos tratar sobre o que é MDFe, guiar seus primeiros passos e mostrar por onde começar! Se você…
Combustível adulterado – Aprenda a identificar agora
Tudo começa quando o veículo é ligado e o a queima de combustível é iniciada, logo nesse processo e aparece…
Como fazer pequenos fretes lucrativos – Tire todas as suas dúvidas
No mercado de pequenos fretes atualmente existem muitos segmentos de carga a ser transportada, desde máquinas até mesmo cargas de…
Combustível adulterado – Aprenda a identificar agora
Tudo começa quando o veículo é ligado e o a queima de combustível é iniciada, logo nesse processo e aparece…
Comprar caminhão por consórcio ou financiado? Tire todas as suas dúvidas agora!
Comprar caminhão é uma das decisões mais importantes dentro de uma transportadora, porque afeta diretamente o faturamento da empresa. A…
Como fazer a roteirização de frotas na sua empresa?
A roteirização de frotas é cada vez mais valorizada pelas empresas brasileiras. Na busca por aumentar a eficiência das entregas…