No ramo de transporte de carga precisamos saber todos os tipos de taxas que podem entrar em nossa viagem até o destino final. Nós reunimos algumas dessas taxas neste artigo para manter informado todos os que estão pensando em entrar neste ramo ou que já atuam nele e não querem ser pegos despreparados.
Mesmo que conheça a maioria delas, é bom verificar e fazer uma lista se em sua empresa está tudo certo para continuar as viagens.
1 Pedágio
Essa com certeza é a taxa mais conhecida e também pode se considerar a mais odiada entre o ramo de transporte de carga, o pedágio é um direito de passagem pago a uma autarquia ou concessionária.
Praticamente todas as estradas do país tem postos de cobrança espalhados.
O valor acumulado nos pedágios é revertido na construção e manutenção de vias, por um lado é bom que mantenha sempre a via em boas condições para uso.
Por outro lado é ruim porque de tempos em tempos uma nova regra surge
e aumenta o preço ainda mais sobre o transporte por essas vias.
2 Frete Peso
Essa taxa é relacionada ao peso da carga com a distância percorrida, o objetivo é custear todos os encargos de transferência, e as despesas administrativas. Para o cálculo são considerados os custos diretos e indiretos, os do caminhão, os administrativos e as taxas de lucro da transportadora.
Para facilitar, o frete peso é o valor pago pelo cliente ao prestador de serviço.
3 Gerenciamento de risco e segurança (GRIS)
O GRIS diz respeito a custos pagos pela transportadora a fim de proteger a sua mercadoria contra furtos e roubos. Além de garantir a entrega da mercadoria, é importante manter a segurança do motorista do caminhão.
Nesse sentido, a tecnologia trouxe ao mercado vários recursos que podem auxiliar neste sentido, desde o caminhão até alguns impostos obrigatórios.
O valor do GRIS é variável, depende do tipo de carga, os custos operacionais envolvidos, a identificação dos produtos entre outros.
4 Cubagem
A cubagem e o peso cubado são dois pontos muito importantes para o cálculo do seu frete, principalmente quando se trata da ocupação dentro do veículo, em termos de peso e espaço.
Com isso, considerando a suas dimensões (altura x largura x comprimento) consegue-se encontrar o volume em metros cúbicos e depois multiplica-se o resultado pelo fator de cubagem ( geralmente é de 300) para encontrar o peso cubado.
Dessa maneira, quando a carga for de caixas grandes e leves e que ocupem mais espaço do veículo antes que a capacidade de peso seja atingida, sofrerá aumento no valor do frete para compensar o espaço físico que o volume está tomando.
5 Estadia do veículo
Essa cobrança também é chamada de diária, é feita sempre quando o veículo não está rodando ou está parado, aguardando a carga ou descarga, e quando esse tempo é excedido em contrato ou na lei.
Depende muito do tipo do veículo ou também do tempo que ele ficou ocioso, totalizando o total da diária.
6 Taxa de dificuldade na entrega (TDE)
No transporte de carga, existe essa taxa em razão de ressarcir a transportadora de quaisquer custos adicionais que possam ocorrer quando tiverem dificuldade na entrega da mercadoria. Isso pode ser uma exigência do cliente em separar a mercadoria, ou dificuldade no acesso ao processo de descarga.
Essa taxa diverge da taxa de estadia do veículo descrita acima,
o objetivo é feito com base no percentual do valor do frete inicial.
7 Taxa de restrição de trânsito (TRT)
Essa taxa tem como objetivo cobrir os custos adicionais que a transportadora possui ao operar em cidades que têm restrição de circulação de veículos de cargas ou até mesmo as atividades normais de carga e descarga em determinados locais.
Algumas regiões que têm esse tipo de problema são : São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro. Isso inclui também a região metropolitana e a capital.
Dependendo da restrição, como no caso de São Paulo, a taxa costuma ser elevada para compensar os custos, a cobrança é feita com base no valor original do frete cobrado.
Fique sempre atento às taxas de acordo com a viagem e o lugar que está entregando, isso pode fazer você receber muito menos do que o combinado.
Não esqueça da emissão de seu MDFe, é muito importante estar tudo correto com o fisco para que sua viagem não tenha nenhuma complicação referente a documentos, portanto deixe tudo organizado.
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